Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, nesta quinta-feira, 24, durante sessão ordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 9/2025, de autoria do Poder Executivo, que revoga o parágrafo 2º do artigo 3º da Lei Complementar nº 01/2003. A proposta ainda precisa passar por segunda votação antes de ser encaminhada para sanção do prefeito Edenilson Zanardi.
A norma revogada permitia a dedução presumida de materiais da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) nos casos de empreitada global na construção civil.
De acordo com o prefeito, a alteração foi motivada por uma consolidação jurisprudencial recente dos tribunais superiores — especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) — que passou a considerar inconstitucional a dedução genérica de materiais, exceto quando estes forem produzidos pelo próprio prestador fora do local da obra e incidam em ICMS.
"A legislação municipal vigente, ao permitir deduções presumidas com base apenas na apresentação de notas fiscais, contraria frontalmente a jurisprudência atual, expondo o Município a riscos jurídicos e potenciais perdas de arrecadação", justificou Zanardi.
Fonte: Portal Peperi
Quatro homens são flagrados enterrando corpo em mata de Chapecó e acabam presos após perseguição
Morre segunda vítima de acidente na SC-305, em São Lourenço do Oeste
Família autoriza doação de órgãos de moradora de Descanso após morte por acidente na BR-282
Carlos atualiza estado de saúde de Bolsonaro e revela ponto que mais preocupa médicos
Cão Orelha: Justiça suspende investigação criminal de conduta de ex-delegado-geral no caso
Topazio Neto anuncia desfiliação do PSD com duras críticas
Pinhalzinho decreta situação de emergência por falta de combustível e restringe abastecimento
Moradora de Descanso morre após acidente com carreta na BR-282 em Iraceminha
Aluno empurra professor e caso vai parar na delegacia em Palma Sola