Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta quinta-feira, 13, o Projeto de Lei 15/2025, de autoria de Silvia Kuhn (MDB), que dispõe sobre a criação do Programa Parlamento Jovem no âmbito da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. O programa tem por objetivo estimular a participação política da juventude e propiciar experiências, reflexões e estudos sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e sua importância em uma sociedade democrática.
Conforme o texto, o Parlamento Jovem de São Miguel do Oeste será composto por 17 jovens parlamentares, que representarão as escolas públicas e particulares do município que possuam turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. Os candidatos poderão ter idade entre 12 e 16 anos; o mandato será de um ano, e a participação será de interesse educativo e não será remunerada.
A proposta estabelece os objetivos do Parlamento Jovem:
- Despertar nos educandos das escolas públicas e particulares de São Miguel do Oeste, que estejam cursando Ensino Fundamental (anos finais) e/ou Ensino Médio, o senso crítico e entendimento sobre os direitos de cidadania e a responsabilidade para com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade;
- Buscar a integração desses jovens com o Poder Legislativo, mostrando-lhes o papel que desempenham os vereadores como representantes do povo;
- Orientar a juventude sobre as funções atribuídas aos poderes públicos, em especial, ao Poder Legislativo;
- Mostrar aos jovens a possibilidade real de contribuírem como lideranças na solução dos problemas da comunidade;
- Ouvir e relatar os anseios da comunidade, relativos a temas de relevância social, tais como: educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outros de interesse do Município;
- Possibilitar atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da juventude de São Miguel do Oeste;
- Oportunizar palestras, pedágios, campanhas, nas quais os alunos apresentem sugestões para sensibilizar a população sobre questões de interesse coletivo.
O texto prevê que o Parlamento Jovem se reunirá uma vez por mês, de abril a novembro de cada ano, traz algumas regras para o programa, e por fim autoriza o Poder Legislativo a realizar despesas com transporte, alimentação, estadia, dentre outros, em decorrência da participação dos jovens parlamentares em congressos, palestras, conferências, reuniões, visitação e viagens destinadas a estudo e aperfeiçoamento. Por fim, a proposta revoga a Lei nº 7.429/2017, que criou o Programa Vereador Mirim.
Emenda modificativa ao projeto, também de autoria da vereadora Silvia Kuhn (MDB), altera o Anexo I do projeto, que trata sobre o Regimento Interno do Programa Parlamento Jovem. O anexo alterado trata sobre as etapas do programa, a eleição, o mandato, a sede, o compromisso de posse dos eleitos, a eleição da Mesa Diretora, as competências da Mesa Diretora, os direitos e deveres dos jovens parlamentares, a perda de mandato, licença e renúncia, os suplentes, a estrutura, as reuniões do Parlamento Jovem, a organização das comissões e suas competências, as proposições, e disposições finais.
Outra emenda, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, composta por Marli da Rosa, Adilson Pandolfo e De March, acrescenta três parágrafos ao art. 43 do Anexo I do projeto. O texto prevê que o mandato do vereador coordenador é de um ano, permitida a recondução; prevê que todos os vereadores poderão se candidatar voluntariamente ao cargo de coordenador do Programa Parlamento Jovem, e que havendo mais de um vereador interessado, a escolha se dará por votação; e estabelece que os demais membros da Coordenação do Programa Parlamento Jovem serão definidos por indicação do vereador coordenador e nomeados por ato da Mesa Diretora.
Ambas as emendas e o projeto foram aprovados por unanimidade. A proposta ainda passará por segunda votação antes de ser enviada para sanção do prefeito.
Fonte: Portal Peperi
14º Costelão do Trabalhador reúne cerca de mil pessoas na Linha Gramadinho em SMO
Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza Assembleia com eleição de nova diretoria em SMO
São Miguel do Oeste cria 144 empregos em março; serviços puxam alta nas contratações
Capotamento após colisão com carro estacionado deixa motorista ferido em Guarujá do Sul
Bolsonaro é internado em Brasília para nova cirurgia
STF nega habeas corpus e mantém deputado de SC inelegível após viagem
Carro capota ao sair de pista na SC-161 em Palma Sola e deixa duas pessoas feridas
Condutor perde controle de veículo e sai da pista na SC-305
Colisão traseira entre dois veículos é registrada na SC-161 em Palma Sola e deixa apenas danos materiais
Bombeiros auxiliam em parto em casa de Itapiranga
Veículo é alvo de furto no bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste
Palestras em escolas debatem assuntos indicados pelas famílias de Itapiranga