Conferência de Saúde vai apontar propostas para melhorar atendimentos em SMO

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Conferência de Saúde vai apontar propostas para melhorar atendimentos em SMO

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste promove na próxima quarta-feira, 24, a Conferência Municipal de Saúde, um espaço aberto para discutir os principais desafios da área e construir propostas que possam melhorar os atendimentos prestados à população.

O evento será realizado no Centro Cultural da Unoesc, a partir das 13 horas, e terá como tema central “Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

De acordo com a diretora de Saúde do município, Camila Lorencett, os debates serão organizados em quatro eixos temáticos: democracia e saúde como direito, financiamento adequado para o Sistema Único de Saúde (SUS), desafios relacionados às emergências climáticas e à justiça socioambiental, além dos modelos de atenção e gestão da saúde pública.

A conferência vai reunir profissionais da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da comunidade para analisar a realidade do setor e definir prioridades para os próximos anos.

Segundo Camila, o principal objetivo é ouvir a população e transformar as demandas apresentadas em propostas concretas que possam contribuir para a melhoria dos serviços de saúde.

As sugestões serão discutidas nos grupos temáticos e posteriormente votadas em plenária. Ao final do encontro, o município vai selecionar cinco propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde.

Além disso, serão escolhidos quatro delegados para representar São Miguel do Oeste na etapa estadual, prevista para 2027. As vagas serão destinadas a dois usuários do sistema de saúde, um profissional da área e um gestor ou prestador de serviço.

A diretora destaca que temas como acesso aos serviços e financiamento adequado do SUS estão entre os assuntos mais importantes da programação. Conforme ela, ampliar o acesso da população aos atendimentos exige investimentos e recursos suficientes para garantir qualidade e eficiência.

Camila Lorencett ressalta ainda que, embora as propostas façam parte de um processo que seguirá para as etapas estadual e nacional, algumas medidas poderão ser adotadas imediatamente pelo município, contribuindo para fortalecer e qualificar os atendimentos oferecidos à população.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi