A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante aos responsáveis legais de crianças com até 12 anos o direito de apresentar atestado médico para justificar ausência no trabalho quando o filho estiver doente e precisar de acompanhamento direto. A proposta agora será analisada pelo Senado Federal.
O texto, de autoria do deputado Alencar Santana (PT-SP), foi aprovado na forma de um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Denise Pêssoa (PT-RS). Segundo ela, o objetivo é evitar que pais e mães precisem escolher entre cuidar dos filhos e manter suas atividades profissionais.
Pela proposta, médicos deverão emitir atestado sempre que a criança necessitar de repouso e acompanhamento direto durante a recuperação. O documento deverá informar o período recomendado de afastamento e declarar expressamente a necessidade da presença do responsável. Quando não houver impedimento ético, o diagnóstico também poderá constar no atestado.
O projeto prevê que o trabalhador continue exercendo suas funções por meio de teletrabalho, compensação de jornada ou outros mecanismos previstos em lei e em acordos coletivos, sempre que isso for possível.
Nos casos em que o cuidado com a criança impedir a realização das atividades profissionais, o responsável poderá ter direito a uma licença de até 14 dias, consecutivos ou alternados, dentro de um período de 12 meses.
Durante esse afastamento, o trabalhador manterá o vínculo empregatício e os direitos previstos em acordos ou convenções coletivas. Além disso, os dias de licença não poderão ser descontados do salário nem prejudicar a contagem das férias.
A proposta dividiu opiniões no plenário. Enquanto parlamentares da base governista defenderam a medida como uma forma de proteção à infância e apoio às famílias, especialmente às mães solo, deputados da oposição argumentaram que a regra pode aumentar custos para empregadores e impactar a contratação de trabalhadores com filhos pequenos.
Justiça do Trabalho suspende demissões da Casas Bahia
Vazamentos no Centro de São José do Cedro entram em fase de reparo final
Centro dos Idosos escolhe Casal da Primavera para representar São José do Cedro
São Miguel inicia mutirão gratuito para castração de 250 cães e gatos
TCE/SC capacita municípios do Oeste para fiscalizar obras de asfalto
El Niño pode elevar preços de alimentos em SC nos próximos meses
Contran aprova novas regras para fiscalização da Lei Seca
Romelândia registra 40 focos do Aedes aegypti em 2026
Soberanas realizam entrega de cartaz de divulgação da 47ª Oktoberfest
Vice-prefeito relata ações da União Catarinense dos Produtores de Leite
Avenida Gustavo Fetter recebe decoração para a Kerb Fest 2026
Vazamentos interrompem abastecimento de água no Centro de São José do Cedro