São Miguel do Oeste vai realizar a primeira etapa de um mutirão gratuito de castração de cães e gatos por meio do programa PET Levado a Sério, desenvolvido em parceria com o Governo de Santa Catarina. Nesta fase, estão previstos 250 procedimentos, além da implantação da microchipagem dos animais atendidos.
De acordo com o coordenador Jefferson Dias, o município recebeu cerca de R$ 190 mil para a realização das castrações. A previsão é de que os atendimentos sejam divididos em quatro etapas, incluindo novos mutirões até meados de 2027.
Diferentemente dos critérios adotados pelo programa municipal Melhor Amigo, o mutirão do PET Levado a Sério não exige comprovação de renda familiar. Qualquer morador pode inscrever cães ou gatos, independentemente da raça do animal.
O atendimento não terá custos para os tutores. Além da cirurgia, estão incluídos medicamentos para o período pós-operatório, como analgésicos e anti-inflamatórios, e o colar elizabetano.
Uma das novidades será a microchipagem. Segundo Jefferson, o município pretende utilizar os primeiros 250 atendimentos para acompanhar os resultados do procedimento e avaliar sua utilização a médio e longo prazo.
As castrações serão realizadas por uma clínica especializada contratada por meio de processo licitatório. Conforme o coordenador, uma unidade móvel equipada para os procedimentos será deslocada até São Miguel do Oeste.
As inscrições já estão abertas. Mesmo com a lista da primeira etapa praticamente preenchida, os interessados ainda podem se cadastrar para os próximos mutirões.
O cadastro pode ser feito junto à prefeitura ou por meio do WhatsApp 3631-2028. Segundo o município, o convênio com o Estado terá vigência de um ano e outras etapas estão previstas até 2027.
Centro dos Idosos escolhe Casal da Primavera para representar São José do Cedro
São Miguel inicia mutirão gratuito para castração de 250 cães e gatos
TCE/SC capacita municípios do Oeste para fiscalizar obras de asfalto
El Niño pode elevar preços de alimentos em SC nos próximos meses
Contran aprova novas regras para fiscalização da Lei Seca
Romelândia registra 40 focos do Aedes aegypti em 2026
Soberanas realizam entrega de cartaz de divulgação da 47ª Oktoberfest
Vice-prefeito relata ações da União Catarinense dos Produtores de Leite
Avenida Gustavo Fetter recebe decoração para a Kerb Fest 2026
Vazamentos interrompem abastecimento de água no Centro de São José do Cedro
Motocicleta é furtada em frente a supermercado em Dionísio Cerqueira
Menina de 10 anos morre após deslizamento atingir casa em Santo Amaro da Imperatriz