El Niño pode elevar preços de alimentos em SC nos próximos meses

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
El Niño pode elevar preços de alimentos em SC nos próximos meses

A intensificação do El Niño pode afetar a produção agrícola e pressionar os preços dos alimentos em Santa Catarina nos próximos meses. Milho, soja, trigo, arroz, feijão, frutas e hortaliças estão entre os produtos mais expostos às alterações provocadas pelo excesso ou pela falta de chuva.

De acordo com informações atribuídas ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a agricultura é um dos setores mais sensíveis às mudanças de precipitação e temperatura provocadas pelo fenômeno.

Na Região Sul, o El Niño costuma aumentar os volumes de chuva. O excesso de umidade pode prejudicar lavouras, favorecer doenças e pragas e reduzir a produtividade de culturas como trigo e aveia.

O professor de Economia e Finanças Edivan Junior Pommerening explica que uma redução na produção pode chegar diretamente ao bolso do consumidor.

“Se o clima prejudica uma produção, temos menos oferta disponível e, com a demanda permanecendo, a tendência é de aumento dos preços”, afirma.

Milho e soja também têm importância para a produção de carnes em Santa Catarina, porque são utilizados na alimentação dos animais. Por isso, eventuais perdas nos grãos podem aumentar os custos de outras cadeias produtivas.

Segundo o economista, os efeitos não precisam aparecer imediatamente nas prateleiras. Dependendo dos prejuízos registrados nas lavouras, a pressão sobre os preços pode ser maior durante as próximas safras.

Fonte: NSC Total

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi