Três cidades de SC estão entre as 50 do país com as maiores taxas de estupro

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Três cidades de SC estão entre as 50 do país com as maiores taxas de estupro
Foto: Divulgação/ NSC

Três cidades de Santa Catarina estão entre os municípios com as maiores taxas de estupro em todo o país. Chapecó tem o maior número do Estado e registrou cerca de 82,8 ocorrências a cada 100 mil habitantes. Camboriú e Itajaí também entraram na lista com 78,6 e 70,1, respectivamente. Os dados são do Anuário de Segurança Pública e são referentes a 2023.

No levantamento, foram consideradas as 50 cidades com as maiores taxas entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Conforme os dados, no ano passado, o Brasil registrou, em média, um estupro a cada seis minutos. No ranking, Chapecó fica em 12° lugar, Camboriú em 19° e Itajaí na 30ª colocação.

Em 2022, Santa Catarina registrou 4.701 casos de estupro, já em 2023, foram 4.779, o que indica uma variação de 1,65% no número de crimes. Os números ainda mostram que, no ano passado, 663 pessoas foram vítimas de tentativa de estupro no Estado. Além disso, somados, foram registrados 2.916 casos de assédio e importunação sexual em 2023.

Na região Sul do país, o Paraná é o estado com mais cidades no ranking das maiores taxas de estupro, com nove na lista. São elas: Almirante Tamandaré (85,1), Araucária (75,8), Cascavel (63,5), Colombo (76,7), Fazenda Rio Grande (69,9), Guarapuava (87,3), Paranaguá (67,2), Piraquara (69,9) e Ponta Grossa (69,8).

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi