A confirmação do terceiro foco da doença de Newcastle em Santa Catarina provocou a ampliação das ações de vigilância sanitária no Oeste do estado. O novo registro ocorreu nesta terça-feira, 27, em uma granja com 9.600 aves no município de Nova Erechim.
Segundo a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a identificação ocorreu durante o monitoramento das propriedades localizadas na área de emergência zoossanitária. Apesar da presença do vírus, as aves da granja não apresentaram sintomas.
Com a nova confirmação, a área de vigilância foi ampliada em aproximadamente 9,5 quilômetros. As equipes seguem realizando inspeções em propriedades, coleta de amostras e fiscalização do transporte de veículos na região.
Entre os dias 20 e 26 de outubro, a força-tarefa vistoriou 684 propriedades, sendo 133 estabelecimentos comerciais e 551 criações de subsistência. Quatro barreiras sanitárias permanecem em funcionamento, com procedimentos de fiscalização e desinfecção.
O primeiro foco da doença foi confirmado em 18 de outubro, em Nova Itaberaba. O segundo ocorreu em Coronel Freitas, no dia 24. Os três municípios, juntamente com Águas Frias, estão incluídos no decreto federal de emergência zoossanitária.
Em Nova Itaberaba, o foco já foi encerrado após a adoção das medidas de controle. Em Coronel Freitas, as equipes continuam os procedimentos de limpeza e desinfecção da propriedade atingida.
A Cidasc destaca que a colaboração dos produtores é fundamental para impedir a disseminação da doença. A orientação é reforçar os cuidados sanitários nas criações e comunicar imediatamente qualquer suspeita aos órgãos de defesa agropecuária.
O Ministério da Agricultura esclarece que o consumo de produtos avícolas submetidos à inspeção oficial permanece seguro.
Vereadora cobra explicações sobre possível terceirização da UPA; Prefeitura afirma que não há discussão oficial
Saúde de Belmonte recebe novo veículo para transporte de pacientes
Helicóptero da Polícia Civil flagra pesca ilegal e homem é preso no rio Uruguai
Rede Feminina encerra campanha Outubro Rosa com a Jornada Sobre o Viver em São Miguel do Oeste
Novembro terá três feriados nacionais e dois possíveis feriadões
SC confirma terceiro foco da doença de Newcastle no Oeste do estado
Carlos Bolsonaro pede desculpas ao pai após derrota de Flávio nas eleições
Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Itapiranga
Jovem fica ferido em colisão entre carro e moto em Itapiranga
Cemitério de São Miguel do Oeste terá horário ampliado até as 20h para o Dia de Finados
Santa Catarina inicia voos regionais na próxima semana com passagens a partir de R$ 315
Bombeiros resgatam dois homens após barco virar em rio de Pinhalzinho