A Polícia Militar Ambiental vai atuar de forma contundente na Operação Piracema. O período de restrições a pesca inicia neste domingo, 1º de outubro.
As ações da Polícia Militar Ambiental na região visam impedir a pesca predatória, especialmente no Rio Uruguai e afluentes. De acordo com o Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental em São Miguel do Oeste, Capitão Alcenir Minuscoli, o trabalho é pautado em diversas denúncias que ocorrem. Ele salienta que os peixes ficam mais vulneráveis porque fazem o deslocamento para a reprodução e os pescadores se aproveitam desta situação para cometerem crimes.
O Capitão alerta que as pessoas que forem flagradas serão responsabilizadas nas formas penal e administrativa. São apreendidos os apetrechos de pesca e também embarcações quando ocorrer flagrante. O Capitão, Alcenir Minuscoli informa que serão emitidas ordens de serviços para empregar o maior número possível de policiais para dar impacto e mostrar a força da fiscalização.
O comandante também anunciou a realização de uma Operação conjunta com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul visando mostrar a força e a presença policial neste período de defeso dos peixes. Minuscoli afirma que a população está ciente das restrições e do prejuízo que causa a pesca durante a piracema. A proibição de uso de redes, tarrafas, espinhéis e outras formas de pesca inicia neste domingo, 1º de outubro e prossegue até 31 de janeiro.
A Piracema é uma época importante para que o peixe complete o ciclo reprodutivo e dê continuidade à espécie. O Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental, Capitão, Alcenir Minuscoli, diz que é preciso garantir que as espécies existam sempre em boa quantidade. Ele considera que os rios da região não oferecem locais liberados para a pesca, pois as restrições são amplas.
Minuscoli lembra que nesse período é proibida a pesca nas corredeiras, cachoeiras e barragens de hidrelétricas, devendo ser mantida a distância de 1.500 metros acima e abaixo destes locais. Também é proibido a pesca nas confluências de rios, devendo ser mantida a distância de 500 metros da área. O Capitão reforça que não é permitido a utilização de molinete, carretilha, espinhel, tarrafas e redes, além de embarcação motorizada. Com tantas restrições, o comandante conclui que a pesca é proibida em praticamente na totalidade dos rios.
- OUÇA!
Fonte: Portal Peperi
PM recupera veículo furtado e prende suspeito após perseguição em São Miguel do Oeste
PM recupera em Maravilha veículo furtado durante a madrugada em Tigrinhos
PM prende quatro pessoas e apreende drogas em bar de Maravilha
Três pessoas são presas após PM recuperar veículo furtado no Paraná na BR-282
Mulher fica ferida após sofrer queda de motocicleta em Campo Erê
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga
Internacional vence a Chapecoense na Arena Condá e quebra jejum de 10 partidas no Brasileirão
Microexplosão provoca danos em comunidades do interior de Guaraciaba
APAS realiza primeiro bingo e reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira