Estão em andamento desde maio deste ano os estudos contratados pela Petrobras junto à Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, sobre as mudanças climáticas. A pesquisa vai indicar informações estatísticas para a companhia, que procurou a equipe dos laboratórios de Dinâmica dos Oceanos e de Oceanografia Costeira para garantir dados que serão utilizados tanto operacionalmente para prever como serão, por exemplo, temperaturas da camada superficial do oceano e intensidade de correntes, quanto na área gerencial.
O contrato assinado é de mais de R$ 3 milhões, com a atuação de bolsistas e a formação de recursos humanos, mas também o desenvolvimento de um software a partir de uma metodologia criada pela equipe coordenada pelo professor Antonio Fernando Harter Fetter Filho.
Segundo a UFSC, a equipe vai analisar dados de modelos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC, e condensá-los em um software que será desenvolvido por uma empresa de Balneário Camboriú. As atividades devem durar cerca de dois anos e meio.
Fonte: Portal Peperi
Chapecoense perde por 3 a 0 para o Bragantino e segue na lanterna do Brasileirão
Internacional sofre virada nos acréscimos e perde para o Fluminense no Maracanã
Pais questionam possível redução de turmas na Escola Marechal; Educação explica situação
Carro capota em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Flávio Bolsonaro se declara presidente eleito do Brasil em carta divulgada nos EUA
Vereadora cobra informações sobre capacitação de servidores em SMO
Vereadora cobra explicações sobre possível terceirização da UPA; Prefeitura afirma que não há discussão oficial
Saúde de Belmonte recebe novo veículo para transporte de pacientes
Helicóptero da Polícia Civil flagra pesca ilegal e homem é preso no rio Uruguai
Rede Feminina encerra campanha Outubro Rosa com a Jornada Sobre o Viver em São Miguel do Oeste
Novembro terá três feriados nacionais e dois possíveis feriadões
SC confirma terceiro foco da doença de Newcastle no Oeste do estado