A seleção do México começou sua caminhada na Copa do Mundo de 2026 com vitória. Jogando em casa, diante de mais de 80 mil torcedores no Estádio Azteca, na Cidade do México, os anfitriões superaram a África do Sul por 2 a 0 na partida que abriu oficialmente o torneio.
Os gols mexicanos foram marcados por Quiñones e Raul Jiménez, um em cada tempo. O resultado refletiu a superioridade da equipe de Javier Aguirre, que controlou a maior parte do confronto e encontrou poucas dificuldades diante dos sul-africanos. Ainda assim, a atuação esteve longe de empolgar durante os 90 minutos.
Grande destaque da partida, Quiñones foi decisivo desde o início. O atacante aproveitou uma falha da saída de bola adversária para abrir o placar ainda nos primeiros minutos. Com boa movimentação e participação constante nas ações ofensivas, ele foi o principal nome da equipe mexicana e participou também da jogada que originou o segundo gol.
A África do Sul encontrou dificuldades para se organizar em campo. A equipe sofreu com erros na troca de passes, especialmente na saída de bola, e pouco conseguiu produzir ofensivamente. Mesmo quando tentou adiantar a marcação, não conseguiu criar situações de perigo contra a defesa mexicana.
Na segunda etapa, a situação dos africanos ficou ainda mais complicada após a expulsão de Sithole, que derrubou Brian Rodríguez quando o atacante avançava livre em direção ao gol. Com um jogador a mais, o México passou a controlar ainda mais a posse de bola, embora tenha reduzido o ritmo em determinados momentos, o que provocou certa irritação da torcida.
O segundo gol saiu após uma bela construção ofensiva. Quiñones participou da jogada pelo meio, encontrou Raul Jiménez em uma tabela rápida e a bola chegou até Alvarado, que cruzou para o camisa 9 completar de cabeça para as redes.
Nos minutos finais, a África do Sul ainda perdeu Zwane, expulso após uma agressão fora da disputa de bola. Já nos acréscimos, Montes recebeu cartão vermelho e também deixou o campo mais cedo.
Apesar do placar tranquilo e da confirmação do favoritismo, a estreia deixou a impressão de que o México poderia ter produzido muito mais. Com amplo domínio territorial, superioridade técnica e vantagem numérica durante boa parte do segundo tempo, a equipe criou menos oportunidades do que o esperado e desperdiçou a chance de construir uma vitória mais elástica na abertura do Mundial.
Cão farejador da PRF encontra mais de 500 quilos de maconha escondidos em carreta na BR-282
Tornado deixa feridos no Rio Grande do Sul
Secretaria de Obras realiza tapa-buracos e instala quebra-molas em Guaraciaba
CONDER define programa para beneficiar pequenas empresas em licitações
Produtores de Itapiranga buscam aumento do consumo de carne suína
Frente fria derruba temperaturas e aumenta chance de geada em SC
Conselho do FGTS aprova distribuição de R$ 13 bilhões aos trabalhadores
Defesa Civil alerta para temporais e chuva intensa em SC entre terça e quarta-feira
São Miguel do Oeste investe mais de R$ 20 mil em instrumentos para oficinas de música
Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste adota turno único até o fim do ano
Mateada em comemoração aos 68 anos de São José do Cedro reúne grande público na Praça Lauté Weber
Vazamento de ácido clorídrico mobiliza bombeiros em indústria na divisa entre SC e PR