O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski tomou posse nesta terça feira, 08, como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde 2018, ele atuava como ministro substituto na Corte.
Lewandowski vai ocupar uma das três cadeiras reservadas ao STF na composição do TSE. O atual presidente do tribunal, Luiz Edson Fachin, e o vice Alexandre de Moraes ocupam as outras duas vagas.
O ministro foi empossado por Fachin e ocupará a vaga deixada pelo colega Luís Roberto Barroso.
Por causa da pandemia, a cerimônia de posse teve restrições. No plenário, apenas ministros e servidores acompanharam.
O plenário do TSE é formado por sete ministros. Além das três vagas do TSE, há duas vagas para ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outras duas para juristas vindos da advocacia.
"O retorno do ministro Ricardo Lewandowski ao Tribunal de Democracia não poderia ter ocorrido em momento mais propício, sendo de suma importância reafirmar que todos nós nele reconhecemos um magistrado impávido na defesa da da democracia, da Constituição Federal de 1988, da integridade do processo eletrônico de votação e totalização de votos adotado pela Justiça Eleitoral há mais de 25 anos", declarou Fachin ao empossar o colega.
O presidente do TSE disse ainda que Lewandowski é "profundo conhecedor da missão reservada aos Ministros deste Tribunal Superior Eleitoral nas eleições presidenciais, cuja envergadura, verticalidade e impacto na sociedade brasileira deixariam, não tenho dúvidas, o titã Atlas desafeiçoado da missão".
Fonte: Portal Peperi
Pais questionam possível redução de turmas na Escola Marechal; Educação explica situação
Carro capota em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Flávio Bolsonaro se declara presidente eleito do Brasil em carta divulgada nos EUA
Vereadora cobra informações sobre capacitação de servidores em SMO
Vereadora cobra explicações sobre possível terceirização da UPA; Prefeitura afirma que não há discussão oficial
Saúde de Belmonte recebe novo veículo para transporte de pacientes
Helicóptero da Polícia Civil flagra pesca ilegal e homem é preso no rio Uruguai
Rede Feminina encerra campanha Outubro Rosa com a Jornada Sobre o Viver em São Miguel do Oeste
Novembro terá três feriados nacionais e dois possíveis feriadões
SC confirma terceiro foco da doença de Newcastle no Oeste do estado
Carlos Bolsonaro pede desculpas ao pai após derrota de Flávio nas eleições
Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Itapiranga