O governador Carlos Moisés (PSL) está processando o deputado estadual Jessé Lopes (PSL) por difamação e injúria pela publicação de um boato em suas redes sociais no dia 25 de maio. Ao órgão especial do Tribunal de Justiça, foi apresentada uma queixa-crime em nome do governador que pede a prisão por até 1 ano e quatro meses do deputado. Paralelamente, uma ação indenizatória no valor de R$ 120 mil foi protocolada na comarca de Florianópolis - esta assinada por Moisés e sua mulher, Kézia Martins da Silva, e defendida pela advogada Raíssa Martins da Silva, filha do casal.
O boato publicado por Jessé Lopes apontava o governador como participante de um caso extraconjugal com uma servidora da Secretaria da Casa Civil, que estaria grávida. Na queixa-crime, a defesa de de Moisés diz que Jessé “publicou informações inverídicas acerca do governador do Estado, no intuito único de difamar e injuriar o querelante, atingindo, propositadamente, tanto a sua honra objetiva quanto subjetiva, com evidente reflexo também em sua família”.
A ação aponta, ainda, que a disseminação do conteúdo nas redes sociais Twitter e Instagram do parlamentar “tomou proporção assustadora na rede social WhatsApp” e que “em segundos, um número incalculável de pessoas recebeu a postagem difamante e injuriosa do Querelado, sendo impossível o reestabelecimento do status quo ante, com a verdade dos fatos”, e que assim “centenas de perfis na rede social Twitter passaram a comentar o caso de forma jocosa, exaurindo a intenção primeira do querelado: difamar e injuriar o governador do Estado, ofendendo sua reputação, dignidade e decoro”.
Jesse Lopes apagou o comentário cerca de quatro horas após a publicação e em seguida postou uma “nota de esclarecimento” em que dizia que o boato seria mera analogia com a compra de 200 respiradores de UTIs pelo governo estadual - investigada em força-tarefa integrada por Polícia Civil, Ministério Público de SC e Tribunal de Contas, além de uma CPI na Assembleia Legislativa.
A defesa de Moisés, conduzida na queixa-crime pelo advogado Marcos Fey Probst, aponta que naquele momento o boato espalhado pelo parlamentar “já havia se espalhado por todos os cantos do país” e que a “situação desonrosa trouxe tamanho constrangimento ao governador do Estado e seus familiares que fora necessária sua manifestação formal acerca dos fatos”. Considera também que a publicação de Jessé “atingiu a própria imagem da Assembleia Legislativa e dos demais deputados estaduais”, lembrando que a “presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina emitiu nota de forma veemente no sentido de não compactuar com iniciativas que venham a ferir a honra das pessoas”. Ressalta também que o caso motivou quatro deputados estaduais a protocolarem na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar um pedido de cassação de Jessé Lopes.
A queixa-crime também aponta que o caso não se enquadra no direito da imunidade parlamentar de que goza Jessé Lopes, por não ter sido realizada no ambiente da Assembleia Legislativa e não ter relação com sua função como deputado estadual. Caberá ao Órgão Especial do TJ-SC decidir se o caso será analisado pela corte - foro privilegiado dos parlamentares estaduais - ou se encaminha a queixa-crime para a primeira instância. A pena, caso Jessé seja, condenado é de três meses a um ano de prisão e multa, agravado em um terço pelo crime ter sido cometido contra funcionário público e por meio que facilite sua divulgação.
Na ação indenizatória, a advogada Raíssa Martins, filha do governador, detalha os veículos de comunicação e jornalistas que reproduziram o boato tendo como fonte o deputado estadual, assim como reproduz manifestações nas redes sociais de que acreditou na informação publicada por ele. Além disso, aponta que Jessé Lopes, em vídeo em que tenta explicar o caso, “confessa que se baseou em meros boatos para divulgar a informação e, mais que isso, reconhece ter ferido a honra do requerente e sua família com tamanha leviandade”. Ressalta, por fim, trecho do vídeo que, segundo a peça, o deputado confessa o crime:
- Eu sou assim, sou impulsivo, eu penso nas coisas e faço. Às vezes dá certo, às vezes dá errado, mas eu sou assim - disse Jesse Lopes no vídeo.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado