O fim do verão será de temporais localizados com raios, granizo e ventania em Santa Catarina, alerta a Epagri/Ciram. Apesar das chuvas até a segunda metade de março, o outono será seco e de baixa precipitação no Estado.
A previsão do órgão para o trimestre mantém a estiagem principalmente no Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste.
No entanto, a chuva deve ser frequente nos primeiros 15 dias deste mês, sobretudo do Planalto ao Litoral, devido à passagem de pelo menos duas frentes frias, além da influência de cavados (áreas de baixa pressão) e convecção isolada associada ao aquecimento do dia (característica do fim do verão).
Os dias que antecedem o outono, que inicia em 20 de março, devem ser de acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.
A partir de março os ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A consequência será vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.
Frentes frias e diminuição da chuva
Em março as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média mensal irá variar de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 a 210 mm no Litoral do Estado.
Porém, em abril e maio a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm em todas as regiões do Estado.
Temperatura
No trimestre a previsão é de temperaturas próximas à média climatológica no Estado. O destaque deste outono deve ser a maior amplitude térmica, ou seja, os dias devem ter temperatura baixa na madrugada e amanhecer, e mais altas à tarde.
Assim, as geadas isoladas nas áreas altas do Planalto Sul devem se tornarmais frequentes e abrangentes no Estado ao longo de abril com a chegada das primeiras massas de ar frio, que podem chegar mais cedo neste ano por conta do La Niña.
Por outro lado, também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio, caracterizando os “veranicos”.
Fonte: Portal Peperi
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga
Internacional vence a Chapecoense na Arena Condá e quebra jejum de 10 partidas no Brasileirão
Microexplosão provoca danos em comunidades do interior de Guaraciaba
APAS realiza primeiro bingo e reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira
Incêndio atinge residência na área rural de Abelardo Luz
Grande público prestigia o desfile da Kerb-Fest em Iporã do Oeste neste sábado
Mulher fica ferida em acidente em Palmitos
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local