O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, assinará nesta quarta-feira, 15, o Decreto de Situação de Emergência no município em virtude da estiagem. A decisão foi tomada após uma nova reunião do Conselho de Defesa Civil, no final da tarde de ontem, 14, a qual indicou esta necessidade com base nos dados mais recentes apresentados. O principal efeito prático, após a homologação do Decreto, é a possibilidade de prorrogação de dívidas no setor agrícola.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jeferson Dias, o fator decisivo foi o aumento, nos últimos dias, do número de famílias que precisam receber água em suas propriedades, no interior do município. Até quinze dias atrás, eram menos de dez famílias. Hoje, segundo o secretário de Obras, Antonio Dariff, são mais de 70; muitas delas, para uso doméstico, e não apenas animal, como era até pouco tempo.
O diretor da Secretaria de Agricultura, Nédio Jeziorski, disse que São Miguel do Oeste demorou mais que outros municípios da região para sentir os efeitos da falta de água para consumo, em razão do forte trabalho realizado pela Administração Municipal, com a abertura de poços artesianos e, principalmente, mais de 130 poços caxambu. A proteção destas fontes continua, e deve chegar próximo às 200 até o fim deste ano.
As estimativas de perdas no setor agrícola também aumentaram nos últimos dias. Dados da Epagri apontam para prejuízos de 20% na produção de leite, 35% na soja, 35% no feijão, e 40% no milho safrinha.
O Município de São Miguel do Oeste já tem em vigor outros dois decretos de Emergência, em virtude da pandemia do Covid-19, e devido à dengue.
Fonte: Portal Peperi
Chapecoense perde por 3 a 0 para o Bragantino e segue na lanterna do Brasileirão
Internacional sofre virada nos acréscimos e perde para o Fluminense no Maracanã
Pais questionam possível redução de turmas na Escola Marechal; Educação explica situação
Carro capota em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Flávio Bolsonaro se declara presidente eleito do Brasil em carta divulgada nos EUA
Vereadora cobra informações sobre capacitação de servidores em SMO
Vereadora cobra explicações sobre possível terceirização da UPA; Prefeitura afirma que não há discussão oficial
Saúde de Belmonte recebe novo veículo para transporte de pacientes
Helicóptero da Polícia Civil flagra pesca ilegal e homem é preso no rio Uruguai
Rede Feminina encerra campanha Outubro Rosa com a Jornada Sobre o Viver em São Miguel do Oeste
Novembro terá três feriados nacionais e dois possíveis feriadões
SC confirma terceiro foco da doença de Newcastle no Oeste do estado