A Epagri realizou na última semana uma série de atividades na região Extremo-Oeste de Santa Catarina. A informação é do gerente regional, Sidinei Simon, que foi entrevistado na última semana no RPN 2ª Edição.
Conforme ele, o primeiro deles foi a apresentação do panorama climático para a safra que está em andamento e também para o desenvolvimento da safra de grãos 2022-2023. A programação foi coordenada pela Ciram e também pelo Cepa, órgãos ligados diretamente à Epagri.
Sidinei Simon afirmou que o panorama climático também serviu para abordar sobre a expectativa de produção e para nortear os produtores em relação à safra e aos preços que poderão ser praticados ao longo dos próximos meses. De acordo com ele, essas atividades são importantes e visam produtos como milho, soja e leite.
A expectativa de produção para o próximo ano também foi pauta desse panorama visto o estado catarinense ser dependente do milho e essas projeções serem de extrema importância para os produtores e para toda a cadeia produtiva de Santa Catarina.
Outro evento realizado pela Epagri na última semana foi o curso de apicultura no Cetresmo. A atividade foi realizada em parceria com o Senar e envolveu técnicos e os próprios apicultores onde na oportunidade foram repassadas as principais informações da atividade.
Questionado sobre o índice de propriedades na regional de São Miguel do Oeste que possuem a apicultura como principal fonte de renda, Simon, declarou que praticamente nenhuma família tem essa cultura como única, sendo raras exceções. Ele admitiu, porém, que a cada ano cresce o número de pessoas interessadas na apicultura no Extremo-Oeste catarinense.
Ele comentou que o mel de Santa Catarina tem qualidade superior ao dos demais estados brasileiros e já foi eleito recentemente como o melhor do mundo. Ele disse que na região o mel silvestre é o mais coletado, principalmente na área de fronteira e por isso a Epagri desenvolve um trabalho intenso na qualificação para atuação nesse setor.
Simon pontuou ainda que a criação de abelhas sem ferrão, como por exemplo, a Jataí, também vem registrando um crescimento expressivo nos últimos anos nos municípios do Extremo-Oeste catarinense.
Sobre os demais eventos da Epagri, ele citou a formatura do curso de jovens realizada e também o evento regional sobre a pecuária de corte em Tunápolis.
Fonte: Portal Peperi
Tarifa dos EUA pode atingir 72% das exportações de SC, aponta estudo
Procon de SMO esclarece que não recebe denúncias de violência doméstica
Praça de São José do Cedro recebe melhorias para ampliar lazer e convivência da comunidade
Delegado alerta para sinais de violência contra a mulher e reforça prevenção ao feminicídio
Itapiranga possui sete idosos institucionalizados por abandono e negligência de familiares
Itapiranga terá parcerias na exposição de animais na Efrait
Coordenadora detalha mobilização do Hospital Regional após tragédia na SC-492
São Miguel do Oeste abre chamada pública para contratação temporária de professores
74 municípios de SC têm menos eleitores do que em 2022
Mais de 3 mil imóveis seguem sem energia após temporal no Vale do Itajaí
Brasil registra mais de 27 mil mortes em acidentes de trabalho em dez anos
Turista holandês morre após embarcação virar durante passeio nas Cataratas do Iguaçu