O Senado deve votar na próxima semana a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2021, que cria novas regras de aposentadoria para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Segundo estimativas da Previdência Social, a medida pode gerar impacto de até R$ 30 bilhões nas contas públicas ao longo de dez anos.
A proposta prevê aposentadoria aos 57 anos para mulheres e aos 60 anos para homens, desde que os profissionais tenham 25 anos de contribuição e de efetivo exercício na função.
O texto também determina a regularização do vínculo funcional da categoria, proibindo contratações temporárias ou terceirizadas, exceto em situações de emergência em saúde pública. As regras também passam a valer para agentes indígenas de saúde e de saneamento.
Além disso, a PEC reconhece essas funções como atividades essenciais e exclusivas de Estado e prevê assistência financeira da União para custear os novos benefícios.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), manteve a tramitação dentro do rito constitucional. Como a proposta precisa cumprir cinco sessões de discussão antes da votação em primeiro turno, a expectativa é que o texto seja analisado pelo plenário na próxima terça-feira (14), antes do recesso parlamentar.
A proposta integra um conjunto de projetos de impacto fiscal em análise no Congresso Nacional, que também inclui medidas relacionadas à renegociação de dívidas de produtores rurais e alterações em pisos salariais de categorias profissionais.
Fonte: NSC Total
São João do Oeste altera programa de conservação de mata ciliar
PL amplia vantagem sobre o PT em SMO entre 2022 e 2026
Rede Feminina espera até 500 pessoas em evento de encerramento do Outubro Rosa
Inscrições para o Natal Solidário terminam nesta sexta-feira em SMO
Carro capota e cai em barranco no bairro Estrela, em São Miguel do Oeste
Aliados afirmam que Flávio Bolsonaro deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos
Fórum da Pessoa Idosa deve reunir até 500 participantes em SMO
PF cancela passaportes de Flávio Bolsonaro após decisão de Moraes
Itapiranga ajusta estratégias para reforço escolar aos estrangeiros
GAECO cumpre 51 mandados em operação contra suspeitas de corrupção em SC
Governo Lula chega ao fim do ano sem definir alíquotas da reforma tributária
Irmãos ficam feridos após agressão com facão no distrito de Idamar, em Dionísio Cerqueira