Está em andamento desde a última semana a campanha de vacinação contra a poliomielite e da multivacinação em todo o Brasil. De acordo com a enfermeira e responsável pela imunização na regional de Saúde de São Miguel do Oeste, Dila Possati, a vacina da gotinha é para crianças entre um ano e menores de cinco anos e a multivacinação serve para atualizar a carteira de vacinação dos jovens menores de 15 anos.
Segundo ela, o objetivo do Ministério da Saúde com as ações é evitar que a pólio volte ao Brasil, visto o registro de caso recente nos Estados Unidos, onde há várias décadas as Américas como um todo não registravam mais casos da doença e o vírus só circulava no continente asiático.
Dila Possati lembrou que a poliomielite é uma doença grave que deixa as pessoas com sequelas e limitações, principalmente nos membros inferiores. Conforme ela, o momento vivido requer união da população para evitar que o vírus retorne ao Brasil e por isso é fundamental ter uma boa cobertura vacinal em todo o território. Ela destacou que são apenas duas gotinhas que evitam uma série de complicações futuras.
A profissional aproveitou a entrevista e fez um apelo para que os pais levem os filhos tomarem as duas gotinhas nas unidades de Saúde da região visto que os postos nos municípios da regional de Saúde de São Miguel do Oeste estão com horários facilitados e até estendidos, inclusive aos sábados para a imunização contra a poliomielite.
Ela pontuou que é de extrema importância que a população fique atenta e busque o setor de Saúde de cada município e frisou ainda que no próximo sábado haverá o dia D onde haverá a imunização durante todo o dia, sendo que neste dia os pais também devem levar a carteira de vacinação dos filhos menores de 15 anos para atualização das vacinas e lamentou o preconceito com alguns imunizantes, como por exemplo, contra HPV que protege contra quatro subtipos de vírus que causam a câncer de colo de útero.
Dila Possati comentou que a regional de Saúde de São Miguel do Oeste precisa atingir no mínimo 95% do público-alvo contra a pólio para ficar em uma situação confortável. Ela disse que o ideal é 100%, porém, 95% já é um bom número, índice este, exigido pelo Ministério da Saúde.
Ela revelou que com base nos dados da primeira semana apenas dois municípios da região tiveram uma boa procura, sendo que os demais registraram uma baixa adesão e a expectativa é que os números aumentem consideravelmente no próximo sábado, dia D de vacinação contra a pólio.
Ela disse ainda que a regional da Saúde de São Miguel do Oeste está preocupada que as Fake News ocorridas no passado em relação a vacina contra a Covid-19 atrapalhem a vacinação contra a poliomielite e demais neste momento, porém, assegurou que a vacina da gotinha já foi testada e os efeitos são nítidos há décadas não apenas no Brasil, mas sim em dezenas de países das Américas e demais partes do mundo.
Fonte: Portal Peperi
Cão farejador da PRF encontra mais de 500 quilos de maconha escondidos em carreta na BR-282
Tornado deixa feridos no Rio Grande do Sul
Secretaria de Obras realiza tapa-buracos e instala quebra-molas em Guaraciaba
CONDER define programa para beneficiar pequenas empresas em licitações
Produtores de Itapiranga buscam aumento do consumo de carne suína
Frente fria derruba temperaturas e aumenta chance de geada em SC
Conselho do FGTS aprova distribuição de R$ 13 bilhões aos trabalhadores
Defesa Civil alerta para temporais e chuva intensa em SC entre terça e quarta-feira
São Miguel do Oeste investe mais de R$ 20 mil em instrumentos para oficinas de música
Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste adota turno único até o fim do ano
Mateada em comemoração aos 68 anos de São José do Cedro reúne grande público na Praça Lauté Weber
Vazamento de ácido clorídrico mobiliza bombeiros em indústria na divisa entre SC e PR