Ministério da Justiça lança programa para auxiliar na busca por criminosos de alta periculosidade

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Ministério da Justiça lança programa para auxiliar na busca por criminosos de alta periculosidade
Foto: Divulgação, Internet

Em uma iniciativa inédita, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou, nesta segunda-feira, 8, o Programa Captura. A ação nacional é voltada à identificação, localização e prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. A medida tem o objetivo de cumprir mandados de prisão cuja execução é estratégica para enfrentar organizações criminosas e reduzir a criminalidade violenta no Brasil.

O programa é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Uma de suas principais ferramentas é o site Gov Captura, que disponibiliza, de forma integrada e transparente, a lista dos 216 foragidos mais procurados do país.

Cada estado indicou oito alvos prioritários com base em uma matriz de risco. Essa matriz avaliou aspectos como gravidade e natureza do crime cometido, vinculação com organizações criminosas, existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual. A iniciativa também auxilia no intercâmbio de informações entre os entes federados e estimula a colaboração direta da população.

Denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais 190 e 197.

Integração nacional

O Programa Captura foi concebido como uma ação estruturante do Sistema único de Segurança Pública (Susp), com foco em operações integradas entre as Polícias Civis, Militares e as unidades de inteligência estaduais e federais. A lista dos procurados, disponível no portal institucional, permite que os órgãos de segurança de todo o País identifiquem os alvos prioritários de outros estados, facilitando operações conjuntas e potencializando a captura interestadual de foragidos.

A portaria estabelece que o cadastro poderá ser atualizado semestralmente ou, em casos excepcionais devidamente justificados, a qualquer tempo. Essa flexibilidade garante que o banco de alvos estratégicos permaneça coerente com a dinâmica criminal em constante evolução.

Sistema de inteligência contra o crime organizado

Ainda nesta segunda-feira, Lewandowski instituiu o Sistema Nacional de Inteligência para Enfrentamento ao Crime Organizado (Orcrim), medida que cria um repositório seguro e estratégico de informações de inteligência voltado ao combate às organizações criminosas.

O novo sistema tem como objetivos promover a integração entre os órgãos de segurança, permitir a interoperabilidade entre bancos de dados e unificar metodologias de identificação de indivíduos ligados a estruturas criminosas. O acesso será restrito às agências de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Civis e Militares dos estados e do Distrito Federal, além das secretarias estaduais de segurança pública e dos sistemas penitenciários.

O Orcrim ficará sob responsabilidade da Senasp, que também definirá normas técnicas para adesão, operação e tratamento de dados.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi