Mais de 4,6 milhões de pessoas estão com as doses da vacina contra a Covid-19 atrasadas em Santa Catarina. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, 21, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica são referentes à segunda dose e às doses de reforço e geram um alerta em meio ao aumento no número de casos da doença por conta da variante BQ.1.
Segundo os dados, 658.444 pessoas estão com a segunda dose atrasada. Dessas, 122.821 são da AstraZeneca, 212.255 da CoronaVac e 324.665 da Pfizer. Em Santa Catarina, 89,10% da população vacinável completou o esquema primário, ou seja, primeira e segunda dose da vacina.
Já em relação à primeira dose de reforço, 2.707.822 catarinenses estão com a vacina atrasada. Podem tomar o imunizante pessoas acima de 12 anos e que tomaram a segunda dose há quatro meses. Já 1.285.822 pessoas acima de 40 anos ainda não retornaram para tomar a segunda dose do reforço, de acordo com a Dive.
Os dados do Monitor da Vacina, do NSC Total, apontam que 54,62% da população acima de 12 anos tomou a primeira dose de reforço, enquanto 20,25% foi imunizada com a segunda dose.
Conforme a diretoria, os municípios têm registrado aumento na procura por vacinas nos últimos dias. O Estado, inclusive, ressaltou a importância da vacinação para evitar casos graves da Covid-19, principalmente entre os grupos de risco, após a confirmação dos primeiros casos da variante na última semana.
Na última sexta-feira, 18, Santa Catarina iniciou a vacinação de bebês a partir de seis meses contra a Covid. Cerca de 11 mil doses foram distribuídas aos municípios catarinenses. O público estimado para a vacinação nessa faixa etária é de 244.674 bebês e crianças. Isso significa que apenas 4% dessas crianças serão vacinadas em Santa Catarina em um primeiro momento.
Para administrar a pouca quantidade de doses, a Secretaria de Estado da Saúde decidiu que a vacinação será escalonada por faixa etária, dos menores para os maiores, exceto em caso de comorbidades.
Fonte: Portal Peperi
Flávio Bolsonaro se declara presidente eleito do Brasil em carta divulgada nos EUA
Vereadora cobra informações sobre capacitação de servidores em SMO
Vereadora cobra explicações sobre possível terceirização da UPA; Prefeitura afirma que não há discussão oficial
Saúde de Belmonte recebe novo veículo para transporte de pacientes
Helicóptero da Polícia Civil flagra pesca ilegal e homem é preso no rio Uruguai
Rede Feminina encerra campanha Outubro Rosa com a Jornada Sobre o Viver em São Miguel do Oeste
Novembro terá três feriados nacionais e dois possíveis feriadões
SC confirma terceiro foco da doença de Newcastle no Oeste do estado
Carlos Bolsonaro pede desculpas ao pai após derrota de Flávio nas eleições
Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Itapiranga
Jovem fica ferido em colisão entre carro e moto em Itapiranga
Cemitério de São Miguel do Oeste terá horário ampliado até as 20h para o Dia de Finados