A região de Itapiranga é referência nacional na luta contra a construção de barragens. Esta resistência virou filme. Um documentário que resume os mais de 40 anos de esforços para impedir uma hidrelétrica no Rio Uruguai, em Itapiranga. A obra ainda faz parte do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, porém um projeto sem avanços nos últimos anos.
O filme foi exibido para os participantes desta luta, na noite desta sexta-feira, 13, no clube da comunidade de linha Catres, interior de Mondaí. O local foi escolhido por estar entre as duas cidades que mais seriam afetadas, Itapiranga e Mondaí. O evento contou com a presença de diversos envolvidos na resistência durante os anos, além disso, representantes do poder legislativo, ex-prefeitos e lideranças regionais estiveram presentes.
O longa-metragem destaca momentos relevantes da trajetória do Movimento dos Atingidos por Barragens, como o ocorrido em 2007, com o famoso tratoraço e a invasão em uma reunião que ocorria na prefeitura com presença de representantes de uma empresa responsável por pesquisas referentes a barragem. Em 2009 ocorreu uma caminhada no centro de Itapiranga mobilizando diversas entidades. A audiência pública realizada em 2014, última grande mobilização em referência a usina hidrelétrica, também é abordada no filme.
O Coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, Pedro Melchiors, destaca que o filme Pedra Vermelha retrata um momento histórico regional, com a luta iniciada nos anos 80. Ele considera que a luta continua, com objetivo de retirar o projeto do Programa de Aceleração do Crescimento e desenvolver a região sem a construção da barragem. Melchiors cita os 27 personagens, moradores que participaram da luta, como exemplos para as próximas gerações.
Cassemiro Vitorino, um dos diretores do Pedra Vermelha, aponta a sensação de dever cumprido. Segundo ele, a comunidade reunida para ver a luta contra a construção da barragem é algo impactante. Ele explica que agora ocorre trabalho de divulgação do longa-metragem em festivais. Cita que a ideia é de realizar uma estreia oficial em um município da região.
A Deputada Estadual, Luciane Carminatti, esteve na pré-estreia do Pedra Vermelha em Mondaí. Em entrevista, a Deputada colocou a Assembleia Legislativa à disposição da comunidade para o lançamento oficial do filme. Luciane menciona que o filme que retrata a luta do Movimento dos Atingidos por Barragens emociona. De acordo com ela, não é possível contar a história da região sem abordar este tema. Ela aponta ainda que ocorre discussão para a criação de um espaço para a projeção de filmes catarinenses, com auxílio na divulgação.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado