Uma Audiência Pública, a partir das 13h30 desta quarta-feira, 07, vai discutir sobre a poluição dos cursos d’água, em São João do Oeste. O encontro organizado pela Prefeitura Municipal vai ocorrer na Câmara Municipal de Vereadores.
De acordo com o prefeito, Genésio Anton, foram convidados representantes de diversos órgãos como o CONDER Ambiental, Instituto do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público.
Também terá a participação de integrantes da Associação dos Suinocultores, Cooperativas, Empresas Integradoras, Laticínios, Associação Comercial, Prefeitura e munícipes em geral.
O objetivo principal é de expor a real situação vivida no município e buscar soluções de forma conjunta para acabar com a poluição dos córregos e rios, principalmente com dejetos de animais.
Rio Fortaleza não fornece água de qualidade para as Estações de Tratamento da cidade
A observação é do prefeito de São João do Oeste, Genésio Anton. Conforme ele, atualmente a captação de água para o consumo humano ocorre nesse rio, que possui toda a sua bacia hidrográfica no município e sofre com recorrentes episódios de poluição.
Ele afirma que é preciso encarar a situação de frente e resolvê-la definitivamente, inibindo o despejo irregular de dejetos nas lavouras e o enterro inapropriado das carcaças de animais mortos.
O prefeito de São João do Oeste antecipa que uma das sugestões que será proposta é uma alteração na Lei Ambiental, permitindo que o produtor possa ceder os dejetos para outras propriedades que não constam na sua Licença Ambiental.
Ele observa que uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos produtores do município é a destinação correta do grande volume de dejetos produzido nas granjas.
Fonte: Portal Peperi
Incêndio atinge hamburgueria no centro de Itapiranga
Motoristas recebem bênção na manhã deste domingo em Itapiranga
Semana começa com calor, mas Oeste de Santa Catarina pode ter temporais isolados
Desfile Típico reúne grande público na 16ª Deutsche Woche
Dia do Colono e do Motorista é comemorado com Feira e Benção de Carros em Iporã do Oeste
Itapiranga elabora protocolo para enfrentamento de Bullying e CyberBullying nas escolas
16ª Deutsche Woche encerra neste sábado com pleno sucesso
Peperi Debates discute desafios do campo e impactos do Plano Safra no Dia do Colono
Discussão entre familiares termina com feridos e danos em São José do Cedro
Criminosos arrombam estabelecimento comercial e furtam equipamentos e alimentos em Campo Erê
Projetos que restringem plásticos descartáveis preocupam indústria catarinense
Receita Federal inicia implantação do CNPJ alfanumérico na próxima sexta-feira