O Ministério Público denunciou os sete autores por fazer uma família de Anchieta refém na madrugada de domingo do dia 14 de fevereiro deste ano, por volta das 2h. Na ocasião os criminosos invadiram a casa armados com uma metralhadora, três revólveres e um facão e renderam os moradores.
Na época, os homens armados arrombaram a porta da residência do empresário e roubaram bens e valores avaliados em cerca de R$ 255 mil. O empresário e a família ficaram em poder dos assaltantes por mais de 40 minutos sofrendo agressões e ameaças. Os criminosos foram condenados por roubo, extorsão e corrupção de menores e as penas aplicadas aos sete criminosos variam de 18 a 41 anos de prisão. As penas deverão ser cumpridas em regime inicial fechado.
A família ficou amarrada durante toda a ação criminosa, que durou cerca de 40 minutos. Nesse tempo, os proprietários da residência foram agredidos com socos, coronhadas e golpes dados com a lâmina da faca, a fim de que informassem a senha de um cofre. Diante da recusa em falar a senha, os criminosos ameaçaram cortar os dedos do filho do casal caso não fornecessem a informação. Nesse momento, o empresário disse os números, porém, o cofre não abriu e o proprietário falou aos criminosos que um alarme soaria no depósito da residência. Os bandidos, então, pegaram o que conseguiram - 80 mil pesos argentinos, R$ 10 mil, jóias, perfumes, a caminhonete da família e outros bens e em seguida fugiram do local.
Segundo a promotora de Justiça, Aline Restel Trennepohl, o crime contou com a participação de mais duas pessoas, um adolescente de 14 anos que ficou vigiando a rua e Deison da Rosa, que auxiliou no planejamento, emprestou o automóvel utilizado no assalto e depois do roubo escondeu os criminosos no sítio de seu padrasto. À exceção do adolescente, processado por ato infracional e sentenciado ao cumprimento de medida socioeducativa, os sete participantes do crime foram condenados pelos crimes de roubo - agravado pelo concurso de pessoas, uso de arma branca e uso de arma de fogo -, extorsão e corrupção de menores. Presos preventivamente no curso da ação, os réus tiveram negado o direito de recorrer da sentença em liberdade.
Veja a pena de cada um dos réus
Deison da Rosa: 35 anos, 5 meses e 18 dias de reclusão
Fernando Dias: 26 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão
Gilmar Rodrigo Martins: 41 anos, 4 meses e 16 dias de reclusão
Matheus de Menezes Marmet: 26 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão
Mozart Meireles Ribeiro: 18 anos e 24 dias de reclusão
Neudi Martins da Rocha: 41 anos, 4 meses e 16 dias de reclusão
Thiago Bachi: 33 anos, 7 meses e 12 dias de reclusão
Veja também:
VÍDEO: Suspeito de fazer família refém durante assalto em Anchieta é preso pela PM
Polícia prende temporariamente mais três suspeitos de roubo em Anchieta
Polícia Civil de Anchieta conclui inquérito e indicia sete pessoas por roubo
Fonte: Portal Peperi
Incêndio atinge hamburgueria no centro de Itapiranga
Motoristas recebem bênção na manhã deste domingo em Itapiranga
Semana começa com calor, mas Oeste de Santa Catarina pode ter temporais isolados
Desfile Típico reúne grande público na 16ª Deutsche Woche
Dia do Colono e do Motorista é comemorado com Feira e Benção de Carros em Iporã do Oeste
Itapiranga elabora protocolo para enfrentamento de Bullying e CyberBullying nas escolas
16ª Deutsche Woche encerra neste sábado com pleno sucesso
Peperi Debates discute desafios do campo e impactos do Plano Safra no Dia do Colono
Discussão entre familiares termina com feridos e danos em São José do Cedro
Criminosos arrombam estabelecimento comercial e furtam equipamentos e alimentos em Campo Erê
Projetos que restringem plásticos descartáveis preocupam indústria catarinense
Receita Federal inicia implantação do CNPJ alfanumérico na próxima sexta-feira