O Senado Federal aprovou na terça-feira, 7, o projeto de lei que cria um mecanismo de cobrança automática da pensão alimentícia, conhecido como "Pix Pensão Alimentícia". A proposta foi aprovada de forma simbólica e segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O projeto permite que o beneficiário solicite à Justiça o pagamento mensal da pensão diretamente da conta do devedor. As informações necessárias, como valor, prazo, contas bancárias e critérios de atualização, deverão constar na decisão judicial.
A partir da data estabelecida pela Justiça, caberá à instituição financeira realizar a transferência automática. Se não houver saldo suficiente, o banco poderá bloquear ativos financeiros do devedor até a quitação do valor devido.
O texto também determina que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) compartilhe dados sobre pagamentos, cobranças e dívidas relacionadas às pensões alimentícias.
Atualmente, o desconto automático ocorre apenas quando o devedor possui vínculo empregatício formal. Com a nova regra, a cobrança poderá ser automatizada mesmo em outras situações, mediante determinação judicial.
Segundo o Senado Federal, o projeto agora aguarda sanção presidencial para entrar em vigor.
Fonte: CNN Brasil
Epagri identifica carência de matéria orgânica em lavouras da região
Prefeito diz que não vai implementar programa Mais Agro se houver emendas ao projeto
Nova sede do CAPS Oscar Pereira é inaugurado em São Miguel do Oeste
Soberanas de São João do Oeste visitam Rádio Itapiranga para divulgação da Semana Alemã
Rainha de Porto Novo é de São João do Oeste; Joana e Ivo Bruno Wolfart são Opa e Oma
Cartório vai instalar pontos de atendimento ao eleitor em locais de votação
Controladores pedem desburocratização da caça de javalis em audiência na Alesc
São João do Oeste segue rotina de obras mesmo sem recursos extras
Ministério da Fazenda anuncia novas regras para propaganda de apostas
Colisão entre caminhão e Hilux deixa dois idosos feridos na BR-158
Homem é preso por violência doméstica após agredir duas mulheres em Guarujá do Sul
Passageiro é flagrado com cigarros eletrônicos e medicamentos irregulares em Dionísio Cerqueira