O Senado Federal aprovou na terça-feira, 7, o projeto de lei que cria um mecanismo de cobrança automática da pensão alimentícia, conhecido como "Pix Pensão Alimentícia". A proposta foi aprovada de forma simbólica e segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O projeto permite que o beneficiário solicite à Justiça o pagamento mensal da pensão diretamente da conta do devedor. As informações necessárias, como valor, prazo, contas bancárias e critérios de atualização, deverão constar na decisão judicial.
A partir da data estabelecida pela Justiça, caberá à instituição financeira realizar a transferência automática. Se não houver saldo suficiente, o banco poderá bloquear ativos financeiros do devedor até a quitação do valor devido.
O texto também determina que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) compartilhe dados sobre pagamentos, cobranças e dívidas relacionadas às pensões alimentícias.
Atualmente, o desconto automático ocorre apenas quando o devedor possui vínculo empregatício formal. Com a nova regra, a cobrança poderá ser automatizada mesmo em outras situações, mediante determinação judicial.
Segundo o Senado Federal, o projeto agora aguarda sanção presidencial para entrar em vigor.
Fonte: CNN Brasil
São João do Oeste altera programa de conservação de mata ciliar
PL amplia vantagem sobre o PT em SMO entre 2022 e 2026
Rede Feminina espera até 500 pessoas em evento de encerramento do Outubro Rosa
Inscrições para o Natal Solidário terminam nesta sexta-feira em SMO
Carro capota e cai em barranco no bairro Estrela, em São Miguel do Oeste
Aliados afirmam que Flávio Bolsonaro deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos
Fórum da Pessoa Idosa deve reunir até 500 participantes em SMO
PF cancela passaportes de Flávio Bolsonaro após decisão de Moraes
Itapiranga ajusta estratégias para reforço escolar aos estrangeiros
GAECO cumpre 51 mandados em operação contra suspeitas de corrupção em SC
Governo Lula chega ao fim do ano sem definir alíquotas da reforma tributária
Irmãos ficam feridos após agressão com facão no distrito de Idamar, em Dionísio Cerqueira