O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta terça-feira, 27, uma operação para investigar um possível esquema de corrupção envolvendo contratos públicos. A ação tem como alvos as prefeituras de Alfredo Wagner e Bocaina do Sul, além de empresários e pessoas ligadas aos investigados.
Ao todo, são 51 mandados de busca e apreensão cumpridos em residências, empresas e órgãos públicos de seis municípios catarinenses: Alfredo Wagner, Bocaina do Sul, Palhoça, Blumenau, Xaxim e Ilhota.
Segundo informações divulgadas pelo NSC Total, os prefeitos de Alfredo Wagner e Bocaina do Sul também estão entre os alvos de mandados de busca e apreensão.
A investigação apura suspeitas de favorecimento de empresas em contratações públicas e ocultação de recursos financeiros. O esquema envolveria agentes públicos, empresários, familiares e outras pessoas que teriam atuado de maneira coordenada.
Durante a operação, foram bloqueados mais de R$ 2,7 milhões em bens e valores de pessoas físicas e empresas investigadas. Também foram apreendidas quantias em dinheiro e registradas prisões em flagrante por posse ilegal de armas de fogo. Um dos investigados foi autuado por lavagem de dinheiro.
Entre os possíveis crimes investigados estão corrupção, fraude em licitações, peculato, falsidade ideológica, prevaricação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Os materiais apreendidos serão encaminhados à Polícia Científica para perícia. O processo tramita sob sigilo judicial. Até a divulgação das informações, as prefeituras envolvidas não haviam se manifestado.
Fonte: NSC Total
GAECO cumpre 51 mandados em operação contra suspeitas de corrupção em SC
Governo Lula chega ao fim do ano sem definir alíquotas da reforma tributária
Irmãos ficam feridos após agressão com facão no distrito de Idamar, em Dionísio Cerqueira
Polícia registra quatro ocorrências de posse de maconha em São José do Cedro e Princesa
PL reconhece vitória de Lula, mas critica gastos do governo durante campanha
Governo prorroga subsídio de R$ 2,12 por litro de diesel
Flávio Bolsonaro anuncia pedido de cassação da chapa de Lula por abuso de poder
Grêmio vence Coritiba fora de casa e se aproxima de deixar a zona de rebaixamento
Motociclista fica em estado grave em colisão com ambulância do SAMU em São Miguel do Oeste
Jovem fica ferida em saída de pista na SC-163
Polícia Civil e Polícia Militar cumprem mandado de busca e apreensão em investigação de tráfico de drogas em Itapiranga
Flávio Bolsonaro afirma que PF determinou entrega de passaportes após visita ao pai