São João do Oeste vem debatendo o assunto há vários meses em busca de ajustes no serviço oferecido a população.
O Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos busca maior eficiência na destinação correta de vários materiais. Segundo o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, William Arenhardt, a discussão iniciou em março com uma comissão formada para debater o tema. Salienta que se trata de uma exigência legal da Política Nacional de Resíduos e também é determinante para futuras solicitações de recursos.
Os municípios precisam ter o Plano para receberem investimentos do governo federal. O trabalho ocorre em parceria com o Conder, na contratação de empresa para elaborar diagnóstico sobre a situação e identificar gargalos sobre resíduos.
William Arenhardt diz que São João do Oeste possui um bom trabalho na coleta seletiva de lixo orgânico e reciclado, porém, precisa evoluir para maior atenção nos dias destinados para cada tipo de lixo. O engenheiro sanitarista também elogia a limpeza das calçadas, pois não existe equipe específica para fazer este serviços, os próprios moradores e comerciantes cuidam com eficiência dos passeios públicos.
O principal problema identificado até o momento é da falta de um local específico como ponto de entrega voluntária de materiais. William Arenhardt salienta que no Viveiro Municipal, existe espaço destinado depósito de lixo eletrônico. O problema está em local para lâmpadas e outros materiais inservíveis que as pessoas possuem dificuldade para dar o destino correto.
O engenheiro sanitarista e ambiental de São João do Oeste projeta uma solução até março ou abril de 2022. Segundo William Arenhardt, é preciso oferecer este serviço de maneira eficiente. Ele comenta a importância de parcerias com outros municípios para ações com resíduos sólidos.
A população terá oportunidade para participar das decisões em Audiência Pública no dia primeiro de dezembro, às 14 horas no auditório da prefeitura. Arenhardt alerta que o Plano de Resíduos Sólidos vai se tornar lei que precisa ser seguida. Ele aponta necessidade de cuidados com o diagnóstico e prognóstico.
Também serão adotadas novas tarifas de cobrança da população. A tendência é aumentar a reutilização dos resíduos sólidos para evitar cobrança na recolha.
Fonte: Portal Peperi
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo no Nilton Santos
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo
Motorista provoca série de colisões e abandona veículo em São Miguel do Oeste
Identificado motociclista que morreu em acidente no centro de Saltinho
Efacitus recebe um grande público no segundo dia de feira
Motociclista morre após saída de pista em Saltinho