A cacica Etelvina Fontora, da Terra Indígena Cambirela, na Grande Florianópolis, está desaparecida desde 5 de abril. Natural de Palhoça, ela é do povo Guarani, tem 71 anos, mora na aldeia e divide a casa com o filho.
A imagem da cacica aparece nas redes sociais do programa da Polícia Militar SOS Desaparecidos e no site da Polícia Civil. O g1 procurou as autoridades nesta terça-feira, 21, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
Etelvina é descrita pela filha Indianara Fontora como uma pessoa tranquila que sempre foi liderança na comunidade onde mora. Ela é a única cacica da terra indígena.
Com uma "rotina simples de dona de casa", a cacica cuidava do filho, que tem esquizofrenia.
"Tudo que eu sei eu já comuniquei a polícia, e também já procurei pela mata e pela cachoeira e nada encontrei. Eu acredito que ela saiu, pois não encontrei os documentos e notei que falta roupas dela", disse a filha.
Indígenas comunicaram caso à polícia
Coordenador da comissão de caciques de Santa Catarina, Kennedy Karai conta que o caso foi comunicado às autoridades logo após o desaparecimento. A família fez um boletim de ocorrências no dia 8 de abril relatando o desaparecimento, mas até esta terça-feira, 21, não havia respostas.
"A gente acionou a FUNAI, fizemos os boletins de ocorrência e tudo mais, mas após isso, tanto a FUNAI como a força policial ainda não deram nenhum retorno de como que está a investigação, como que está a procura", disse.
Em nota publicada na segunda, 20, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) informou que o desaparecimento ocorreu há duas semanas e que não há respostas sobre o que ocorreu com a idosa.
A entidade também manifestou "repúdio diante da falta de respostas e da ausência de informações concretas sobre o desaparecimento".
"Dona Etelvina está desaparecida desde o dia 05 de abril, na aldeia Cambirela, localizada em Palhoça. É inaceitável que, após aproximadamente duas semanas, ainda não haja esclarecimentos sobre seu paradeiro", escreveu a entidade.
Fonte: G1 SC
"Os votos já estão totalizados, já foram divulgados", esclarece chefe do Cartório Eleitoral
Missa de Finados será realizada às 8h30 na Igreja Matriz de SMO
Cemitério Jardim dos Ipês terá cerimônia especial no Dia de Finados
Polícia Civil apreende adolescente de 17 anos investigado por integrar facção criminosa
SC amplia Sistema Antigranizo para 27 municípios
Casan lança programa para renegociar dívidas em até 60 vezes sem juros e multas
Floriculturas intensificam vendas para Finados em São Miguel do Oeste
33ª Oktoberfest de Santa Terezinha terá baile neste sábado
Ferrovias concentram metade das sugestões para plano de logística de SC
Programa de intérpretes de Libras registra mais de mil atendimentos em SC
Mais de cinco mil pessoas devem visitar cemitério de SMO no Dia de Finados
Justiça suspende prazo para retomada de câmeras corporais da PM em SC