Com a aproximação do agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o delegado da Polícia Civil de São José do Cedro, Daniel Farias, faz um alerta sobre a importância da prevenção e da identificação precoce de comportamentos abusivos.
Segundo o delegado, os índices de feminicídio registrados no Brasil e em Santa Catarina demonstram que a violência doméstica e familiar continua sendo um dos principais desafios da segurança pública. Por isso, reforça que o trabalho da Polícia Civil vai além da investigação dos crimes, envolvendo também ações de orientação e proteção às vítimas.
Daniel Farias destaca que a violência contra a mulher nem sempre começa com agressões físicas. Muitas vezes, ela se manifesta por meio de atitudes de controle, como determinar as roupas que a mulher pode usar, restringir amizades, controlar sua rotina ou limitar sua forma de falar e de se expressar.
De acordo com o delegado, reconhecer esses sinais ainda no início da relação é fundamental para evitar que a violência evolua para formas mais graves, preservando a integridade física e emocional das vítimas.
Ele também lembra que a Polícia Civil atua na proteção de outros grupos vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos, e reforça que denunciar situações de violência é essencial para interromper o ciclo de abusos e garantir a segurança das vítimas.
Santa Catarina inicia voos regionais na próxima semana com passagens a partir de R$ 315
Bombeiros resgatam dois homens após barco virar em rio de Pinhalzinho
Prefeitura libera recursos do Bônus Fiscal Agrícola a partir de 3 de novembro em SMO
Horto de Plantas Bioativas São Miguel Arcanjo é inaugurado no centro de São Miguel do Oeste
ACISMO e CDL criticam supostas listas de boicote a empresas em SMO
Bandeirante realiza audiência pública para discutir Plano de Contingência da Defesa Civil
Rematrículas na rede municipal de Guaraciaba terminam nesta sexta-feira
Municípios de Porto Novo recebem a partir de sexta-feira peça teatral especial
Flávio Bolsonaro chega com a família aos Estados Unidos
Secretária elogia mobilização de servidores públicos de São João do Oeste
São Miguel registra saldo positivo de 581 CNPJs em 2026, destaca prefeito
Natal da Gente terá abertura no dia 7 de novembro em São Miguel do Oeste