As mortes violentas, incluindo crimes contra a vida e guerras entre organizações criminosas, tiveram um aumento de 1,3% em Santa Catarina. No ano passado, 684 casos foram registrados. Entre os motivos, está o aumento no número de latrocínios — roubo seguido de morte —, que cresceu 45% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Governo do Estado nesta terça-feira, 28.
Em todo o Estado, 684 casos de morte violenta foram registrados no último ano — nove a mais que em 2023, quando foram 675. O índice leva em conta, além dos latrocínios, casos de homicídio, feminicídio, morte em confronto policial e lesão corporal seguida de morte.
A cada 100 mil habitantes, segundo os dados, 8,5 mortes violentas foram cometidas em 2024, uma queda de 12% nos últimos quatro anos. Além disso, cerca de 449 vítimas de mortes violentas tinham passagens policiais, o que representa 65,5% do total. Os autores dos crimes também, na maioria, tinham registros na polícia: 55%.
Em relação aos latrocínios, em todo o ano passado, foram 16 casos registrados, cinco a mais que em 2023, sendo o quesito que mais cresceu entre os demais. Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Grass, o motivo para o aumento tem a ver com o período, já que 2023 foi considerado um “ano atípico” por conta da pouca quantidade de casos.
Apesar do crescimento em 2024, o secretário chama a atenção para a baixa taxa de latrocínios por 100 mil habitantes, que atualmente está em 0,20 casos. Além disso, o número segue menor que o registrado em anos anteriores, como 2021 e 2022, quando o Estado teve 23 e 25 casos respectivamente.
A Polícia Civil também apresentou dados referentes as investigações. Conforme o delegado-geral Ulisses Gabriel, cerca de 71,4% das mortes foram apuradas — uma redução ao comparar com 2023, quando o índice foi de 80%. O número não diz respeito ao total dos crimes cometidos em 2024, já que alguns ainda devem ser apurados e resolvidos.
Fonte: Portal Peperi
Dois lobos-guará morrem em menos de sete dias em Santa Catarina
São Miguel lidera geração de empregos no Oeste com 382 vagas abertas pelo Sine
Período de inscrições para concurso da Educação de SC termina nesta terça-feira
Câmara de SMO debate em audiência pública déficit habitacional e encaminha grupo para buscar soluções
PF mira esquema de cigarros eletrônicos e celulares contrabandeados em Chapecó
Aeroporto de SMO já tem data para retomada de voos
Idoso confunde pedais e bate carro em loja no centro de SMO
Saída de pista deixa motorista ferida na SC-492 entre SMO e Bandeirante
Três cidades concentram 25% dos acidentes de trabalho registrados em SC
Procura por concursos segue alta na região da Ameosc
Preço do diesel em SC cai pela segunda semana após disparada causada por guerra
Ordem de execução é assinada para pavimentação asfáltica da marginal da BR-163 em SMO