As mortes violentas, incluindo crimes contra a vida e guerras entre organizações criminosas, tiveram um aumento de 1,3% em Santa Catarina. No ano passado, 684 casos foram registrados. Entre os motivos, está o aumento no número de latrocínios — roubo seguido de morte —, que cresceu 45% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Governo do Estado nesta terça-feira, 28.
Em todo o Estado, 684 casos de morte violenta foram registrados no último ano — nove a mais que em 2023, quando foram 675. O índice leva em conta, além dos latrocínios, casos de homicídio, feminicídio, morte em confronto policial e lesão corporal seguida de morte.
A cada 100 mil habitantes, segundo os dados, 8,5 mortes violentas foram cometidas em 2024, uma queda de 12% nos últimos quatro anos. Além disso, cerca de 449 vítimas de mortes violentas tinham passagens policiais, o que representa 65,5% do total. Os autores dos crimes também, na maioria, tinham registros na polícia: 55%.
Em relação aos latrocínios, em todo o ano passado, foram 16 casos registrados, cinco a mais que em 2023, sendo o quesito que mais cresceu entre os demais. Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Grass, o motivo para o aumento tem a ver com o período, já que 2023 foi considerado um “ano atípico” por conta da pouca quantidade de casos.
Apesar do crescimento em 2024, o secretário chama a atenção para a baixa taxa de latrocínios por 100 mil habitantes, que atualmente está em 0,20 casos. Além disso, o número segue menor que o registrado em anos anteriores, como 2021 e 2022, quando o Estado teve 23 e 25 casos respectivamente.
A Polícia Civil também apresentou dados referentes as investigações. Conforme o delegado-geral Ulisses Gabriel, cerca de 71,4% das mortes foram apuradas — uma redução ao comparar com 2023, quando o índice foi de 80%. O número não diz respeito ao total dos crimes cometidos em 2024, já que alguns ainda devem ser apurados e resolvidos.
Fonte: Portal Peperi
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local
Cheia do Rio Uruguai interdita pontes e balsa continua sem travessia em Itapiranga
Jantar Alemão tem grande público na KerbFest de Iporã do Oeste
Temporais atingem 37 municípios e sete decretam situação de emergência em SC
Tornado mata agricultor e destrói casas em Misiones, na Argentina
Candidatos ao Senado apresentam propostas sobre dez temas durante debate da Peperi
Candidatos ao Senado se apresentam no primeiro bloco do debate da Peperi
Começa debate da Rede Peperi com candidatos ao Senado por SC
Rio Uruguai ultrapassa 8 metros e para balsa na madrugada em Itapiranga
Mendonça diz que acesso a dados de celular de Vorcaro pode comprometer investigação