A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o projeto de lei número 11/2023, para proibir a venda, queima e soltura de fogos de artifício de estampido com efeito de tiro, no estado. O documento segue para avaliação do governo, que vai decidir se sanciona ou não a medida.
De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é evitar transtornos para bebês, crianças, especialmente as autistas, idosos e animais.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Casa Civil e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
O que diz o projeto
O projeto de lei proíbe a comercialização e a soltura de fogos de artifício com barulho. São exceções:
- fogos de artifício que produzem efeitos visuais sem estampido;
- dispositivos de uso moral e sonoro de utilização policial e de segurança.
Em caso de descumprimento, o projeto prevê:
- apreensão dos produtos;
- multa proporcional à quantidade de fogos utilizados;
- em caso de reincidência dentro de 180 dias, a multa será dobrada.
Os valores das multas serão depositados no Fundo Estadual de Saúde e no Fundo Especial de Proteção do Meio Ambiente de Santa Catarina.
Caso o projeto seja sancionado, ele precisa ser regulamentado pelo governo estadual, que deve decidir, por exemplo, quais os valores das multas.
E o Ano-Novo?
As celebrações de Ano-Novo poderão ser realizadas com fogos de artifício sem estampido, já produzidos pela indústria.
Fonte: Portal Peperi
Regional de Educação de Itapiranga aguarda avalição estadual para definir capacitações
Prefeitura alerta para falta de água no interior de Itapiranga
Três vacas morrem eletrocutadas durante temporal em Iporã do Oeste
Cemitério São Miguel e Almas espera mais de 5 mil visitantes no Dia de Finados
Temporal pode ter destelhado mais de 100 casas em Paraíso
Paróquia de Itapiranga realiza bênção dos túmulos no Dia de Finados
Temporal destelha galpões e atinge propriedades rurais em Belmonte
Missa de Finados reúne fiéis na Igreja Matriz de São Miguel do Oeste
Temporal deixou cerca de 59 mil unidades sem energia na região, informa Celesc
Trânsito na SC-163 é interrompido por mais de meia hora por queda de árvore em Itapiranga
Bicicleta furtada é localizada no bairro Vila Feliz em Campo Erê
Homem perde cerca de R$ 2,5 mil em golpe envolvendo falso escritório de advocacia em Palma Sola