As pragas estão acatando a produção de milho na região, fazendo com que os produtores busquem novas alternativas. O alerta é do Extensionista da Epagri de Itapiranga, agrônomo Marcelo Rohden. Ele afirma que é preciso evoluir constantemente nos sistemas de produção agrícola para se ajustar a novos cenários. De acordo com ele o ataque de pragas é um dos principais problemas nas lavouras e tem causado grande preocupação em agricultores e técnicos. O Extensionista chama atenção para a Cigarrinha do Milho, que surgiu recentemente, vem devastando plantações e já mostrou que é muito resistente ao controle. Segundo o agrônomo, é preciso buscar alternativas para o plantio da safrinha. O milho deixou de ser uma alternativa viável, devido ao alto custo de implantação das lavouras e a necessidade de intenso controle da praga da Cigarrinha que acaba elevando o custo de produção.
Extensionista da Epagri aponta alternativas para fugir do ataque de pragas nas lavouras. Marcelo Rohden observa que vários produtores rurais já estão usando sorgo ou milheto para a silagem. Estas culturas também servem como cobertura de soo no período de inverno. Segundo o agrônomo, outra alternativa de renda que vem conquistando espaço é a soja, com aumento significativo no plantio em Itapiranga. Rohden reforça que a Cigarrinha do Milho é uma praga que veio para ficar e o planejamento deve ser ajustado e quanto antes para evitar maiores prejuízos. Ele afirma que o Milheto e o Sorgo não servem de abrigo para a Cigarrinha e com isso a praga quebra seu ciclo reprodutivo. Conforme Rohden, a mudança de postura é extremamente necessária.
Agrônomo afirma que no momento é um desastre o produtor rural ter uma área sem cobertura, com terá vazia apenas esperando o plantio da safra do cedo. De acordo com Marcelo Rohden, o manejo de inverno é fundamental para a formação de material orgânico e qualidade do solo para o próximo ciclo produtivo. Ele comenta que ao longo dos anos a correção do solo se tornou um fator positivo para o sucesso nas colheitas. Segundo o extensionista da Epagri, colocar a semente no solo não pode ser apenas um fator de esperança e sim uma expectativa muito boa de colheita de alto nível, porém diversas medidas devem ser adotadas para a projeção se tornar uma realidade.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho