A Prefeitura de São José do Cedro pretende contratar inicialmente oito detentos para trabalhos em espaços públicos do município. A proposta foi confirmada pelo prefeito Fernando Will, que afirmou que a iniciativa, embora polêmica, trará benefícios tanto para a cidade quanto para os presos.
Os presos selecionados estarão no regime semiaberto e receberão um salário mínimo pelo trabalho. Esse valor será dividido em três partes: uma destinada ao sistema prisional, outra para as famílias dos detentos, e uma parcela fica diretamente com os trabalhadores.
“Ninguém vai trabalhar de graça, isso seria escravidão. Eles querem sair daquele ambiente e contribuir, e vão dar resultado”, declarou o prefeito.
O programa também prevê a remição da pena a cada três dias de trabalho, o detento tem um dia reduzido da sentença. Além disso, Fernando destacou que os custos não entram na folha de pagamento do município, o que é economicamente vantajoso.
Entre as atividades previstas estão limpeza de espaços públicos, roçada de estradas rurais, reparos em escolas e unidades de saúde, além de serviços mecânicos para manutenção da frota de veículos municipais.
“Temos muita demanda e não damos conta. Com essa mão de obra, podemos resolver problemas importantes. Vamos começar com oito reeducandos e, se der certo, podemos ampliar o programa”, explicou o gestor.
O município firmará um termo de cooperação com o SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social. O projeto, que prevê a contratação de detentos para atuarem em espaços públicos, já foi apreciado e votado em duas sessões extraordinárias na Câmara de Vereadores.
A proposta institui um programa, enquanto os vereadores apenas autorizaram a destinação dos recursos, estimados em aproximadamente R$ 132 mil anuais para os cofres municipais.
Fonte: Portal Peperi
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos
Caminhão apresenta falha mecânica e tomba no interior de Itapiranga
Com premiação de até R$ 800, Corrida do Soldado abre inscrições neste sábado em SMO
Safra de grãos é estimada em 358,6 milhões de toneladas