A Prefeitura de Itapiranga precisa adotar medidas urgentes para solucionar problemas que foram constatados em uma grande operação de órgãos federais. No início de dezembro o Ministério Público Federal realizou uma ação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, com envolvimento do Ministério do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal.
Foram encontrados indígenas em condições precárias em alojamentos com situação degradante, em uma propriedade que produz mandioca, na zona rural de Itapiranga. Os índios são da comunidade Guarani, localizada na Linha Becker, às margens do rio Peperi-Guaçu, em Itapiranga.
Foram estabelecidos prazos para medidas da Funai e também para a Prefeitura de Itapiranga. O Município tem prazo de 30 dias para providenciar espaço provisório para acomodar os indígenas. O Prefeito Alexandre Ribas, que está em viagem a Brasília, concedeu entrevista à Rádio Itapiranga e afirmou que concorda com as medidas estabelecidas. Segundo ele, já estão sendo feitas ações para atender as exigências do Ministério Público Federal.
O Prefeito afirma que, na função de médico já atendeu diversos indígenas em condições precárias, porém destaca que não tinha conhecimento da situação dos trabalhadores em propriedades rurais. Segundo Ribas, existem indígenas cadastrados na assistência social e que recebem cestas básicas, incluindo auxilio da Funai.
Na questão de habitação, o município foi encarregado de providenciar moradia digna para um grupo de indígenas. Alexandre Ribas, afirma que o município já está providenciando uma solução temporária e deve usar estruturas do município. Já para uma questão definitiva, a solução apontada é uma casa de passagem, que já existe em alguns municípios da região e que serve de abrigo para índios que estiverem trabalhando no município.
Conforme Ribas, a segunda parte, seroa uma locação fixa, inclusive com ajuda do Ministério Público Federal e aporte econômico da Funai. O Prefeito observa que é preciso seguir a legislação e garantir direitos de vulneráveis, sem qualquer tipo de descriminação ou busca de culpados. Ele reforça que o objetivo é resolver o problema com cada parte assumindo sua responsabilidade.
Fonte: Portal Peperi
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos
Caminhão apresenta falha mecânica e tomba no interior de Itapiranga
Com premiação de até R$ 800, Corrida do Soldado abre inscrições neste sábado em SMO
Safra de grãos é estimada em 358,6 milhões de toneladas
Master de Vorcaro captou ao menos R$ 4,4 bilhões em previdências
Testemunhas de processo contra ministro Marco Buzzi no STJ começam a ser ouvidas nesta quinta
Polícia cumpre quatro mandados de prisão em Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis
Princípio de incêndio atinge veículo e mobiliza bombeiros em Iporã do Oeste
São Miguel do Oeste entra para lista das 100 cidades mais seguras do Brasil
Propostas buscam ampliar limite de faturamento de MEI e redução de carga horária
Lei Orelha é aprovada na Alesc e amplia punições para maus-tratos contra animais em SC
Vacinação contra dengue segue disponível para pessoas entre 10 e 14 anos em SC