Paraná registra dois tornados em menos de 24 horas

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Paraná registra dois tornados em menos de 24 horas

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou dois tornados no estado em menos de 24 horas. Os fenômenos atingiram Francisco Alves, no Noroeste, e Espigão Alto do Iguaçu, no Oeste, entre quarta-feira, 9, e esta quinta-feira, 10.

O caso mais recente ocorreu por volta das 0h40 desta quinta-feira em Espigão Alto do Iguaçu. O tornado provocou danos em uma plantação de eucaliptos, propriedades rurais e duas escolas.

As unidades atingidas são as escolas municipal Li Carlos Passaia e estadual Pedro Rufino, no distrito de Boa Vista de São Roque. As aulas foram suspensas.

Segundo a Prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu, não havia registro de feridos. Equipes da Defesa Civil e do município continuavam percorrendo as regiões atingidas para avaliar os prejuízos.

O primeiro tornado ocorreu por volta das 17h de quarta-feira em Francisco Alves. De acordo com a prefeitura, cerca de dez produtores rurais foram atingidos e tiveram prejuízos. A tempestade também provocou forte queda de granizo.

Conforme o Simepar, os dois fenômenos foram provocados por supercélulas. Esse tipo de tempestade apresenta grande intensidade e organização e pode gerar tornados, granizo e rajadas fortes de vento.

A intensidade de cada tornado ainda será determinada pela Escala Fujita, que classifica os fenômenos conforme os danos observados.

Fonte: G1 PR

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi