Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 15, a Operação Blind Eye, que tem como objetivo desarticular uma rede de “laranjas conscientes” envolvida em uma sofisticada fraude financeira cibernética. O esquema desviou mais de R$ 330 mil de uma instituição de ensino superior em Santa Catarina.
Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos Estados de Goiás e do Rio Grande do Sul, tendo como alvo seis pessoas apontadas como peças centrais na recepção e pulverização dos valores desviados.
Além das buscas, a Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó autorizou a quebra dos sigilos bancário e telemático dos investigados, medida que permitiu o rastreamento detalhado da rede de contas utilizada para dispersar o dinheiro, prática comum em esquemas de lavagem de dinheiro.
A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a investigação é conduzida pelo CyberGAECO em conjunto com a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Chapecó.
Fraude envolveu malware bancário e transferências rápidas
De acordo com a apuração policial, o crime foi executado com o uso de malwares bancários de alto nível, que permitiram aos criminosos capturar as credenciais de acesso de uma funcionária da instituição de ensino. Em uma ação rápida e coordenada, foram realizadas transferências via Pix, TED e pagamentos de boletos, totalizando um prejuízo de R$ 339.930.
Para dificultar a identificação dos responsáveis, os autores utilizaram infraestrutura internacional, incluindo VPNs com servidores localizados na Holanda. Apesar disso, a análise técnica conseguiu mapear o caminho de cada valor transferido, identificando contas bancárias criadas especificamente para receber os recursos ilícitos.
Investigação mira “laranjas conscientes”
O foco desta fase da operação é a responsabilização dos titulares das contas utilizadas no esquema. Segundo a investigação, não se trata de vítimas de uso indevido de dados, mas de pessoas que cederam voluntariamente suas informações bancárias, mediante vantagens financeiras, para viabilizar a fraude.
Esses indivíduos são apontados como participantes ativos do esquema, atuando como facilitadores essenciais para o desvio de valores e a lavagem de dinheiro.
Apoio interestadual e continuidade das investigações
A deflagração da Operação Blind Eye contou com o apoio do GAECO do Ministério Público de Goiás, além da atuação operacional das Polícias Civis do Rio Grande do Sul e de Goiás.
Os materiais apreendidos foram encaminhados à Polícia Científica, que ficará responsável pela análise pericial. Os laudos subsidiarão o avanço das investigações, que buscam identificar outros envolvidos e dimensionar a extensão da organização criminosa.
Origem do nome da operação
O nome “Blind Eye” (Olho Cego) faz referência à Teoria da Cegueira Deliberada, que descreve a conduta de pessoas que, mesmo diante de sinais evidentes de ilegalidade, optam por ignorar a origem ilícita do dinheiro em troca de lucro fácil.
As investigações seguem sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas após a publicidade dos autos.
Fonte: Portal Peperi
Prefeitura repudia vandalismo na Praça Reinoldo Ruschel
UNISEP abre inscrições para o Vestibular 2027 com novos cursos e opções de bolsas
Paróquia São Miguel Arcanjo prepara almoço, bingo e matinê para festa do padroeiro
São Miguel do Oeste destina 4,5 toneladas de resíduos e 2,4 mil lâmpadas fluorescentes
Polícia cumpre mandado em Chapecó durante operação contra extorsão digital
Desembargadoras de SC participam de homenagem à ministra Cármen Lúcia
CDL projeta mais de 15 mil visitantes nos três dias do Liquida São Miguel
São José do Cedro prepara leilão de lotes no parque industrial para atrair novas empresas
Mutirão mobiliza voluntários para limpeza do cemitério de Itapiranga
Anchieta reforça investimentos na educação e valorização dos profissionais
Transferência de embriões em gado de corte atinge nova fase em Itapiranga
Após mais de um ano, pórtico de Itapiranga deve ser instalado nos próximos dias