São Miguel do Oeste deu mais um passo para a implantação de um ponto de coleta do Hemosc no município. Nesta terça-feira, 16, uma equipe técnica esteve no posto de saúde do bairro São Jorge para realizar uma vistoria e avaliar a viabilidade da estrutura para receber a futura unidade.
Durante entrevista, o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Carlos Agostini, explicou que a visita já estava programada e faz parte do processo de adequação do espaço. Segundo ele, a intenção inicial é instalar um centro de coleta, mas o município também busca viabilizar a distribuição de sangue a partir de São Miguel do Oeste, ampliando o atendimento para toda a região.
A escolha do posto de saúde do bairro São Jorge ocorreu devido à localização estratégica e ao fato de a unidade atual ficar ociosa após a construção de uma nova estrutura para atender a população do bairro.
“Estamos trabalhando para que isso aconteça o mais rápido possível. A expectativa é que ainda neste ano a estrutura possa estar em funcionamento”, destacou Agostini.
A coordenadora de produção do Hemosc, Muriel Mazzieiro, explicou que a visita técnica teve como objetivo avaliar as condições físicas do espaço e identificar possíveis reformas necessárias.
Segundo ela, diversos fatores são analisados para a implantação da unidade, como exigências da vigilância sanitária, normas do Corpo de Bombeiros e a organização do fluxo de atendimento aos doadores.
“O processo envolve cadastro, pré-triagem, entrevista em ambiente reservado e a sala de coleta. Tudo precisa estar organizado para oferecer conforto e atender às exigências técnicas”, explicou.
Muriel destacou que, embora o espaço físico da unidade pareça adequado em uma primeira avaliação, ainda será necessário um estudo detalhado da planta e da divisão interna para confirmar a viabilidade do projeto.
Atualmente, São Miguel do Oeste possui mais de 700 doadores cadastrados. Como as doações são realizadas em Chapecó, muitas pessoas enfrentam dificuldades de deslocamento ou disponibilidade de tempo. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que a implantação do ponto de coleta possa triplicar o número de doações no município e beneficiar também moradores de cidades da região.
Vítima de acidente na BR-163 em SMO é identificada
Vereadora pede projeto para pagamento retroativo a servidores de SMO
Presidente da Câmara de Vereadores promulga programa Mais Agro em Itapiranga
Homem morre em colisão entre carro e carreta na BR-163 em SMO
Câmara aprova audiência para discutir áreas de preservação em SMO
Associação Empresarial de São João do Oeste inaugura nova sede em setembro
Desfile Cívico marca programação de 7 de Setembro em Descanso
Discussão após descoberta de mensagens antecedeu morte de jovem em SC
Suspeitos de agressão a macaco-prego em parque de SC são identificados
Operação investiga enfermeiro por suspeita de favorecer facção em Chapecó
Comitê “Por Elas” completa um ano de atuação na Comarca de Mondaí
São João do Oeste atinge metas de arrecadação e mantém obras