Os municípios começam a realizar campanhas de conscientização sobre o novo protocolo de consultas médicas. Os agendamentos visam organizar o trabalho e prestar atendimento de melhor qualidade. A nova recomendação do Ministério da Saúde visa padronizar trabalhos na atenção básica. O objetivo é organizar o atendimento nas unidades municipais e proporcionar mais qualidade aos serviços prestados.
Segundo a médica da unidade de saúde de São João do Oeste, Gabriele Tonello, a classificação é fácil de entender e precisa ser respeitada. A consulta de rotina em situação que a pessoa deseja saber sobre o estado de saúde geral, solicitação de exames e atualização de receitas necessitam de agendamento.
Os casos de sintomas gripas, febre, diarreia e vomito, as pessoas podem procurar as unidades de saúde sem agendamento prévio. A médica explica que nestes casos a pessoas passam por avaliação prévia. De acordo com a médica, Gabriele Tonello, as pessoas questionam se é preciso “agendar para ficar doente”, porém os casos mais urgentes possuem atendimento sem agendamento. “A programação de consultas é fundamental para melhorar o atendimento” diz.
Gabriele Tonello explica que as receitas de medicações contínuas, como pressão alta, diabetes e colesterol, serão renovadas em consultas a cada seis meses. Já os casos de receitas controladas, nos casos de ansiedade e depressão, necessitam de uma triagem com antecedência. “Programar a consulta com antecedência gera vantagens para a equipe profissional e para o paciente”.
A médica cita que entre as vantagens deste atendimento agendado, os pacientes podem definir os médicos para o atendimento e especialmente, não haverá período de espera, pois serão atendidos conforme horário marcado.
A divulgação do novo protocolo é importante e ocorre de diversas formas, incluindo o trabalho das agentes comunitárias de saúde. Ela reforça que este procedimento vai proporcionar um atendimento mais humano, organizado e integral.
Esta é uma demanda do Ministério da Saúde, que precisa ser cumprida, pois impacta na qualidade dos atendimentos e nos recursos financeiros repassados ao município. Neste contexto a contribuição das pessoas é fundamental.
Fonte: Portal Peperi
Flávio Bolsonaro se declara presidente eleito do Brasil em carta divulgada nos EUA
Vereadora cobra informações sobre capacitação de servidores em SMO
Vereadora cobra explicações sobre possível terceirização da UPA; Prefeitura afirma que não há discussão oficial
Saúde de Belmonte recebe novo veículo para transporte de pacientes
Helicóptero da Polícia Civil flagra pesca ilegal e homem é preso no rio Uruguai
Rede Feminina encerra campanha Outubro Rosa com a Jornada Sobre o Viver em São Miguel do Oeste
Novembro terá três feriados nacionais e dois possíveis feriadões
SC confirma terceiro foco da doença de Newcastle no Oeste do estado
Carlos Bolsonaro pede desculpas ao pai após derrota de Flávio nas eleições
Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Itapiranga
Jovem fica ferido em colisão entre carro e moto em Itapiranga
Cemitério de São Miguel do Oeste terá horário ampliado até as 20h para o Dia de Finados