A ex-merendeira Vanusa Ramos, que sobreviveu ao ataque a creche Aquarela em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, resolveu mudar de profissão após presenciar a chacina na escola. Ela virou vigilante e, mais de dois anos depois do crime, trocou a cozinha para fazer a segurança da unidade.
Nesta quarta-feira, 09, ela pediu justiça em frente ao fórum pelos assassinatos de três crianças e duas professoras.
"Eu agradeço a Deus por ter escapado, porque eu vi ele entrar, eu estava perto dele. Ele não me viu e consegui correr para pedir socorro", relata Vanusa.
O júri popular do acusado começou nesta quarta-feira, 07, no fórum de Pinhalzinho, cidade vizinha ao município onde aconteceu o crime, e que fica a cerca de 590 km de Florianópolis.
Na época, Vanusa atuava como merendeira na unidade escolar. Após o ataque, ela decidiu estudar para ser vigilante e tentar proteger aqueles que convivem diariamente com ela.
"Eu entro lá e enxergo tudo, a cena toda, como estava. Então eu tento ficar forte. [...] Eu sei que estou colocando a minha vida em risco, mas eu quero cuidar deles", relata.
O réu, que está preso preventivamente desde o dia do crime, é acusado de cinco homicídios (veja vítimas abaixo) e 14 tentativas de homicídio contra crianças e funcionários que estavam na creche.
Além das mortes, ele também feriu um menino, na época com 2 anos, que sobreviveu.
Julgamento
Logo no início da manhã desta quarta, familiares das vítimas e comunidade já se mobilizavam em frente ao fórum. As ruas que circundam o espaço foram fechadas desde a madrugada e há um forte esquema de segurança na região.
A previsão do Poder Judiciário é que o julgamento se estenda por pelo menos dois dias.
As aulas na escola onde o crime ocorreu foram suspensas nesta quarta e o clima na região, segundo secretária de Educação de Saudades, Gisela Hermann, é de espera por justiça. Os professores e funcionários da escola Aquarela também estenderam cartazes em frente ao fórum.
Pela manhã, três vítimas foram ouvidas e outras três dispensadas. Por volta das 12h, a primeira testemunha da acusação foi ouvida. Às 12h30, houve pausa para almoço, com retorno às 13h50.
Quem são as vítimas do ataque a creche em Saudades?
Três crianças e duas funcionárias morreram no ataque a creche:
Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, era professora e dava aulas na unidade há cerca de 10 anos
Mirla Renner, de 20 anos, era agente educacional na escola
Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses
Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses
Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.
Fonte: Portal Peperi
México vence na estreia da Copa do Mundo 2026
Veja como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo 2026
Detento tenta fugir durante atendimento odontológico em Maravilha, mas é recapturado minutos depois
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos