Um grupo de empresários do setor de eventos é alvo da operação "Pão e Circo", deflagrada na manhã desta terça-feira, 7, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em conjunto com a Polícia Civil. A ação cumpre 50 mandados de busca e apreensão em 19 municípios, além de um mandado de prisão preventiva contra um empresário.
Segundo o MPSC, a investigação apura um suposto esquema de fraude em licitações para eliminar a concorrência, manipular preços e dominar o mercado de shows com artistas de renome nacional.
Conforme as investigações, o esquema também envolveria pagamento e recebimento de propina por empresários e agentes públicos, além de lavagem de dinheiro para ocultar recursos obtidos de forma ilícita.
A Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 9 milhões em bens e valores dos investigados para garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos. Também foram impostas medidas cautelares, como afastamento de funções públicas, restrições para contratar com o poder público, proibição de acesso a repartições municipais e impedimento de contato entre investigados e testemunhas.
Em Santa Catarina, os mandados são cumpridos nos municípios de Abdon Batista, Apiúna, Aurora, Bombinhas, Brusque, Canoinhas, Governador Celso Ramos, Indaial, Itaiópolis, Itapema, Laurentino, Mafra, Palhoça, Porto Belo, Pouso Redondo, Santa Terezinha, São Bento do Sul e Três Barras. Também há cumprimento de mandado em Porto Alegre (RS).
De acordo com o Ministério Público, como a investigação envolve pessoas com foro por prerrogativa de função, as medidas foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O procedimento tramita sob sigilo.
Fonte: NSC Total
Governo consulta setor produtivo antes de decidir sobre reação a tarifas dos EUA
Senado aprova projeto que criminaliza divulgação de imagens de vítimas de acidentes
Chapecoense perde para o Bahia e segue na lanterna do Brasileirão
Grêmio perde para o Mirassol por 2 a 1 na volta do Campeonato Brasileiro
Brasil ativa banco de antígenos contra febre aftosa na Argentina
Santa Catarina tem alerta de vendaval com rajadas de até 100 km/h
Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos no centro de Maravilha
Homem é atropelado por caminhão na BR-158 em Cunha Porã
Adolescente fica ferido em acidente entre bicicleta e carro em Cunha Porã
Motorista morre em colisão entre caminhão e caminhonete na SC-283 em Caibi
Motorista sai ileso após capotar veículo em ribanceira de cerca de 30 metros no interior de São Miguel do Oeste
Prefeitura inaugura nova UBS do Bairro São Jorge em São Miguel do Oeste