O resfriamento do oceano Pacífico na região equatorial, que caracteriza o fenômeno conhecido como La Niña, está influenciando o clima no Brasil pela terceira primavera consecutiva.
O meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) explica que nestas condições as regiões nordeste, centro-oeste e sudeste do Brasil tendem a ter mais chuvas. Já o sul, tende a enfrentar mais estiagem.
“Estes fenômenos são cíclicos. Eles costumam acontecer de sete em sete anos”, diz o especialista.
Apesar da influência durante a primavera, os meteorologistas preveem um enfraquecimento da La Niña até dezembro deste ano.
“Precisamos observar se a temperatura do oceano Pacífico vai se manter em um nível de neutralidade ou se terá aquecimento, o que caracteriza o fenômeno El Niño”, diz o meteorologista.
Meteorologista detalha que já é possível observar um volume de chuva um pouco maior no sul do país em comparação às primaveras anteriores, o que reforça o indicativo de enfraquecimento do fenômeno.
Minas Gerais é um dos estados que viu volume de chuvas ficar alto nos últimos anos devido a La Niña. Apesar das tempestades de granizo registradas no início desta semana no sul do estado, para a primavera de 2022, a expectativa é que os índices fiquem dentro da média ou ligeiramente acima do esperado.
Fonte: Portal Peperi
Ginásio da Igreja Matriz é alvo de furto e arrombamento em Campo Erê
Mulheres ficam feridas em colisão entre carro e moto no interior de Itapiranga
Seis envolvidos em furto a supermercado são identificados pela Polícia Militar em Campo Erê
Homem e mulher são presos por tráfico de drogas após abordagem da PM em São Miguel do Oeste
Influenciadores apontam dificuldades de acessibilidade em prédios públicos; Prefeitura afirma que realiza melhorias gradualmente em SMO
Dois homens são condenados por extorsão em casos do "golpe dos nudes" em Modelo
Detran bloqueia emissão da CNH para motoristas com CPF irregular
Entidades não indicam representantes e Condim está inativo no município
Cavalgada percorre três municípios para homenagear colonizadores de Porto Novo
Governo Federal lança programa com financiamento de motos e bicicletas para entregadores
Filme sobre os bastidores de "Rocky" ganha trailer e estreia em novembro
Toy Story 5 lidera bilheterias de 2026 com arrecadação de R$ 6,2 bilhões