A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) sediou, na noite desta quinta-feira, 9, o lançamento regional da campanha “Aqui Não”, iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. O evento reuniu lideranças empresariais, representantes de entidades, autoridades e integrantes da comunidade regional.
A apresentação da campanha foi conduzida pela 1ª vice-presidente da FACISC, Rita Conti, e pelo 2º vice-presidente da entidade, César Smielewski. Durante o encontro, eles destacaram a importância do envolvimento do setor empresarial na promoção de ambientes de trabalho mais seguros, respeitosos e acolhedores.
Criada em novembro de 2025, a campanha surgiu após a adesão da FACISC ao Protocolo “Não é Não”, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Desde então, a iniciativa passou a ampliar sua atuação, incentivando empresas e associações empresariais a desenvolverem ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.
A proposta é estimular empresários e colaboradores a reconhecerem o papel que podem desempenhar na identificação de situações de violência, na disseminação de informações e na construção de uma cultura organizacional baseada no respeito e na proteção às mulheres.
A mobilização reúne a parceria da FACISC, do Ministério Público de Santa Catarina, do Governo do Estado, do projeto Antonietas, além de associações empresariais e empresas catarinenses. O objetivo é levar a mensagem da campanha aos ambientes corporativos, eventos e ações institucionais em todas as regiões do Estado.
Durante a apresentação, também foram destacados dados do Observatório da Violência Contra a Mulher, que apontam que Santa Catarina registrou mais de 364 mil crimes de violência contra mulheres entre 2020 e 2024, uma média próxima de 200 ocorrências por dia.
Com a etapa realizada em São Miguel do Oeste e a programação prevista para esta sexta-feira, 10, em Palmitos, a FACISC dá continuidade à expansão da campanha pelo Estado.
São João do Oeste altera programa de conservação de mata ciliar
PL amplia vantagem sobre o PT em SMO entre 2022 e 2026
Rede Feminina espera até 500 pessoas em evento de encerramento do Outubro Rosa
Inscrições para o Natal Solidário terminam nesta sexta-feira em SMO
Carro capota e cai em barranco no bairro Estrela, em São Miguel do Oeste
Aliados afirmam que Flávio Bolsonaro deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos
Fórum da Pessoa Idosa deve reunir até 500 participantes em SMO
PF cancela passaportes de Flávio Bolsonaro após decisão de Moraes
Itapiranga ajusta estratégias para reforço escolar aos estrangeiros
GAECO cumpre 51 mandados em operação contra suspeitas de corrupção em SC
Governo Lula chega ao fim do ano sem definir alíquotas da reforma tributária
Irmãos ficam feridos após agressão com facão no distrito de Idamar, em Dionísio Cerqueira