Escola em Tempo Integral fica longe de atingir metas em nível nacional

Por Ricardo do Nascimento, Itapiranga

Compartilhar
Escola em Tempo Integral fica longe de atingir metas em nível nacional

A cada 10 anos são elaborados planos de ações em nível nacional, estadual e municipal. Existem algumas explicações para as metas não terem sido alcançadas. O Plano Nacional da Educação estabeleceu em 2014, como uma das prioridades a ampliação da escola em tempo integral.

Objetivo era atingir 60% dos alunos neste sistema de educação até o ano passado. Porém o Plano foi estendido até 2025 e ficou muito longe da meta estabelecida. Conforme a Secretária da Educação de Itapiranga, Elaine Kummer Mueller, alguns fatores influenciam de maneira direta.

A Secretária afirma que a educação é um desafio constante, sendo preciso atenção especial para atualização de programas. Elaine Mueller lembra que está em fase aprofundada do debate dos temas do novo Plano Nacional da Educação. O debate envolve 18 objetivos, 58 metas e 252 estratégias. Ocorrem encontros em todas as regiões de Santa Catarina para coleta de sugestões e debates sobre ações necessárias para atender as demandas que surgem.

Objetivos traçados neste ano vão valer até 2035 e serão base para ações dos governos federal, estadual e municipal. Elaine chama atenção que o Tribunal de Contas também está monitorando os municípios para que as metas sejam atingidas. Ela reforça que o Plano Nacional de 2014, válido por 10 anos, não foi atingido.

A Secretária comenta que o projeto de escola em tempo integral está em um ritmo muito lento no Brasil. Elaine Mueller lembra que Itapiranga iniciou o processo de escola em tempo integral em 2005 e apesar de ter um dos melhores índices no país, não atingiu a meta nacional. O trabalho no município começou na Escola Bela Vista e na sequência também foi implantado na Escola Esperança, do Bairro Santa Tereza e atualmente integra apenas 35% dos alunos da rede municipal de ensino.

Elaine diz que é muito difícil atingir 100%. Ela reforça que a escola em tempo integral tem grandes benefícios com resultado positivo. Porém é um modelo de ensino que exige um espaço físico adequado para acolhimento. Elaine Mueller menciona que muitos municípios iniciaram recentemente a implantação da escola em tempo integral e enfrentam dificuldade ainda maior.

A Secretária da Educação de Itapiranga destaca que o município possui uma diversificação de modelos de ensino com escola rural, integral como currículo e como projeto. Elaine Mueller cita que em nível nacional a escola em tempo integral está muito distante da meta. Ela considera que foi estabelecido um índice muito elevado para este modelo de ensino e dificilmente será alcançado.

Conforme a Secretária, existe uma questão cultural das famílias manter os filhos em meio período em casa. Ela avalia que o ideal seria dar oportunidade de escolha para os pais. As famílias poderem optar em tempo integral ou apenas meio período.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi