Um novo golpe aplicado por estelionatários causou um prejuízo financeiro expressivo para um empresário do município. Os golpistas entraram em contato com a vítima e fizeram ameaças de que a pessoa, que tem processos na justiça, poderia ser presa. O estelionatário se apresentou como promotor de justiça e pediu um valor para evitar a prisão. A vítima fez transferências por links de pagamento e perdeu R$ 223 mil. Somente depois de conseguir contatar com a advogada é que o casal de empresários identificou que se tratava de um golpe.
A advogada dos empresários, Lilian Gabiatti, disse que recebeu uma ligação do cliente relatando que tentou contatar a esposa durante toda a tarde de ontem, mas não conseguiu. Depois de um tempo, o empresário conseguiu falar com a esposa e ela informou que estava resolvendo uma questão com o promotor. Lilian, então, alertou o cliente de que era um golpe. O valor repassado aos golpista era fruto de um empréstimo para a aquisição de uma máquina.
Nos últimos meses, foram aplicados diversos golpes envolvendo dados de processos judiciais. A modalidade mais comum é a do falso advogado. De acordo com a advogada Lilian Gabiatti, os golpistas acessam dados de processos públicos e tentam retirar dinheiro das pessoas. “Os golpistas estão cada vez mais especializados, usando fotos dos advogados e dados reais dos processos”, disse. Ela comentou que os criminosos alegam que houve uma decisão favorável e que precisam do dinheiro para pagar taxas e liberar os valores das ações.
A advogada emitiu um alerta e orientou as pessoas a conversar diretamente com o advogado quando ocorrer qualquer tipo de contato por whatsapp. “Não acreditem na primeira palavra, não cliquem em links e não façam nenhum tipo de pagamento”, orientou. O alerta é para que as pessoas devem ter todos os cuidados para evitar os prejuízos.
A advogada defendeu uma reflexão sobre o princípio da publicidade dos atos processuais. Ela disse que como os golpistas estão usando os dados dos processos para lesar as pessoas, a questão agora é de segurança pública. Na visão da advogada, é preciso pensar em mecanismos para proteger as partes desse tipo de golpe.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado