O suposto desvio de R$ 400 mil em verbas federais de testes para detectar a Covid-19 em laboratórios de Curitibanos, na Serra catarinense, está sendo investigado pela Polícia Federal. Na manhã desta quinta-feira, 25, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município, além do sequestro e indisponibilidade de bens.
O inquérito da operação Teste Falso foi aberto em 2022 pela Polícia Federal após informações encaminhadas pelo Gaeco de Santa Catarina de uma possível fraude na elaboração de exames RCT-PCR, usados para detectar a presença do vírus da Covid-19.
Conforme as investigações, há indícios de que alguns laboratórios da cidade teriam aplicado testes-rápidos nas pessoas como se fossem do tipo RCT-PCR, que é mais complexo e custa mais aos cofres públicos. A estimativa inicial é de que a diferença dos custos desses exames, que eram pagos pelo município, tenham gerado um prejuízo de mais de R$ 400 mil.
Nesta quinta-feira, os mandados foram cumpridos com o objetivo de obter provas sobre as possíveis fraudes. Os locais, no entanto, não foram informados. Segundo a PF, há suspeita de que agentes públicos tenham envolvimento no caso.
Fonte: Portal Peperi
Resolut Odontologia avançada é destaque no Empresas e Empresários
Ação no Calçadão conscientiza população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa em São Miguel do Oeste
Itapiranga amplia atrações no Dia D no centro da cidade
Peperi Debates discute redução da maioridade penal
São João do Oeste elabora projetos de cinco escolas para plano de contingência estadual
PM apreende mais de 118 quilos de maconha e medicamentos contrabandeados em Palma Sola
Homem ameaça dentista após negativa de atestado retroativo em São Bernardino
Fórum estadual debate políticas públicas e controle populacional de animais em Santa Catarina
Anfitrião, Canadá busca empate com Bósnia e soma primeiro ponto em Copas
Idoso cai de galpão e fica gravemente ferido em Maravilha
EUA domina e goleia Paraguai em estreia pela Copa do Mundo
Ancelotti projeta Brasil com oito titulares de 2022 para estreia na Copa do Mundo