Desde que passou a ser oferecida de forma online, em dezembro de 2025, a emissão da segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já registra adesão em São Miguel do Oeste. Conforme o perito Felipe Micoski Luz, somente no posto do município foram emitidos cerca de 200 documentos ainda em 2025 e a estimativa para 2026 já passa de 800 emissões, totalizando mais de mil segundas vias solicitadas online.
Em entrevista à Peperi, Felipe destacou que os números refletem a aceitação da população à modernização do serviço.
A modalidade digital foi criada dentro de um programa de modernização da Diretoria de Identificação Civil e Criminal da Polícia Científica, com o objetivo de facilitar o acesso da população ao documento e trazer mais agilidade ao processo.
Segundo o perito, os dados divulgados se referem exclusivamente a São Miguel do Oeste e não incluem os demais 27 municípios do Extremo Oeste atendidos pelo núcleo regional.
A segunda via pode ser solicitada de forma online nos casos de perda ou extravio do documento, desde que o cidadão não tenha alteração em dados como nome ou estado civil e tenha mais de 16 anos.
A taxa para emissão é de R$ 46,89. Já quem ainda possui o modelo antigo da identidade e vai emitir a nova Carteira de Identidade Nacional pela primeira vez tem direito à emissão gratuita.
O pedido é feito pelo site da Polícia Científica, na área de carteira de identidade, por meio do módulo de atendimento online.
Felipe reforçou que manter o documento em dia é fundamental para o exercício da cidadania e para o acesso a serviços essenciais no dia a dia.
Homem é resgatado após ficar preso em pinheiro de 15 metros no interior de Campo Erê
Segunda via online da Carteira de Identidade já soma mais de mil emissões em SMO
Comarca e DPCAM terão mudanças em SMO com promoção de delegados
São João do Oeste realiza campanha para pacientes respeitarem agendamentos
Bônus Agrícola de 2025 será pago em conta aos produtores de Itapiranga
Dois lobos-guará morrem em menos de sete dias em Santa Catarina
Sine tem 382 vagas de emprego abertas em São Miguel do Oeste
Período de inscrições para concurso da Educação de SC termina nesta terça-feira
Câmara de SMO debate em audiência pública déficit habitacional e encaminha grupo para buscar soluções
PF mira esquema de cigarros eletrônicos e celulares contrabandeados em Chapecó
Aeroporto de SMO já tem data para retomada de voos
Idoso confunde pedais e bate carro em loja no centro de SMO