Projeto visa uma construção coletiva de proposta para combater este tipo de crime. Representantes de instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher da Comarca de Itapiranga estiveram reunidos para iniciar um diálogo sobre a formação de grupos reflexivos e responsabilizantes para homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Conforme a Assistente Social Judiciária, Beatriz Suelo, na reunião de terça-feira desta semana estiveram presentes representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar, curso de psicologia da Uceff, assistentes sociais e psicólogos da rede de atendimento. Outras pessoas e instituições também serão convidados para fazer parte deste planejamento.
Ideia é provocar uma reflexão e responsabilização nos homens que praticam violência doméstica. De acordo com a Assistente Social Judiciária, Beatriz Suelo, é preciso debater questões sobre masculinidade, gênero, gerenciamento de emoções, controle da raiva, parentalidade e violências, sempre alinhados com os interesses do grupo como um todo. O próximo encontro do grupo de trabalho será no mês de fevereiro, Visando planejar o processo de capacitação das pessoas que vão atuar no grupo.
Beatriz chama atenção que o projeto ainda está sendo elaborado e vai abranger os três municípios da Comarca, Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. A Assistente Social Judiciária, menciona que a iniciativa segue uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça e tem por objetivo criar um espaço de reflexão para os homens envolvidos em situações de violência contra a mulher, a partir de discussões coletivas.
A modalidade grupal prevê uma metodologia ativa, circular e horizontal que possibilite uma relação de troca entre os participantes e favoreça a construção do sentimento de pertencimento grupal. Conforme, a Assistente Social Judiciária, Beatriz Suelo, o diálogo e planejamento coletivo terá continuidade a partir do mês de fevereiro do próximo ano.
A proposta é de que a construção seja coletiva e intersetorial, adaptada à realidade da comarca e que, o resultado seja a redução da reincidência nestes tipos de caso. Beatriz Suelo destaca que ainda não está definido se o trabalho vai ocorre com grupos em cada município da comarca ou terá a formação de apenas um grupo, reunindo pessoas dos três municípios que fazem parte da comarca.
Fonte: Portal Peperi
STF tem divergências sobre acesso a documentos do caso Banco Master
Colisão frontal deixa um morto e dois feridos na BR-282 em Maravilha
Peperi realiza hoje debate com candidatos ao Senado
São Miguel do Oeste promove noite de conscientização e valorização da vida no Setembro Amarelo
Bierwagen leva grande público à avenida no segundo dia de Kerbfest 2026, em Iporã do Oeste
Polícia conclui que falha humana causou acidente com ônibus que matou quatro na SC-492
Temporal causa estragos em residências de Itapiranga
Paraíso conquista SISBI e abre mercado nacional para produtos locais
Fachin determina envio de documentos do caso Master em até 24 horas
São Miguel do Oeste terá voos para Florianópolis com escala em Correia Pinto
JCI promove mutirão do Dia Mundial da Limpeza neste sábado em SMO
Iporã do Oeste conquista primeiro lugar no IDEB dos Anos Finais