Cinco meses após a primeira remessa de vacinas contra a dengue chegar a Santa Catarina, a cobertura vacinal alcançou 27,3%. Até agora, quatro regiões estão vacinando contra a doença: Nordeste, primeira a receber os imunizantes, em fevereiro; Grande Florianópolis, que tem vacinas desde o começo de abril; Médio Vale do Itajaí, que também recebeu vacinas em abril; e a região de Chapecó, que recebeu os imunizantes em junho. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC).
Até agora, podem se vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A maior cobertura vacinal é na região Nordeste, que inclui municípios como Joinville e Jaraguá do Sul. Na região, são 71.468 pessoas no público-alvo, e 29.207 receberam ao menos uma dose da vacina, colocando a cobertura vacinal em 40,86%. Mesmo sendo a maior do Estado, está longe da recomendada pelo Ministério da Saúde, de 90%.
A região com a menor taxa de vacinação é a do Médio Vale do Itajaí, que inclui Blumenau, por exemplo. São 47.463 pessoas no público-alvo, mas apenas 7.154 receberam a vacina, ou seja, 15,07% da população alvo. Na região de Chapecó, a situação é semelhante: de 24.346 pessoas aptas a se vacinarem, 4.568 receberam o imunizante (18,76%).
Na Grande Florianópolis, um quarto do público-alvo se vacinou. São 77.926 pessoas aptas a se vacinarem em cidades como Florianópolis, São José e Palhoça. No entanto, 19.516 receberam ao menos a primeira dose do esquema vacinal (são duas doses ao todo), colocando a cobertura vacinal em 25%.
Até 15 de julho, último boletim divulgado pela Dive/SC, Santa Catarina tinha 360.863 casos prováveis de dengue. Na comparação com o mesmo período de 2023, o aumento foi de 163,53%. Em 2024, já foram confirmadas 301 mortes por dengue. Secretarias municipais de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde ainda investigam 48 mortes que podem ter sido causadas pela doença.
Fonte: Portal Peperi
Identificado jovem que morreu ao sofrer choque elétrico no interior de Barra Bonita
Rádio Itapiranga completa 63 anos de atividades
Jovem morre ao sofrer choque elétrico no interior de Barra Bonita
Homem sofre choque elétrico e mobiliza helicóptero do SAER em Barra Bonita
Programa Viva Bem do Hospital Regional destaca a nova Unidade de Terapia Intensiva
Prefeitura encaminha à Câmara projeto que cria o programa Valoriza Comunidade em SMO
Acidente entre carro e moto deixa dois jovens gravemente feridos na SC-492
Polícia descarta prisão e investiga morte de criança de 4 anos atacada por rottweiler em SC
Estudante de medicina de SC assassinada no Paraguai queria ser pediatra e mãe
Motorista foge da PM e abandona carro com quase 100 kg de maconha em Campo Erê
Circuito FIESC chega a SMO para aproximar indústrias e sindicatos do Extremo Oeste
Tiros e confusão em bar mobilizam PM no centro de Maravilha