A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc deu aval, na manhã desta terça-feira, 30, ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 18/2025, do governo do Estado, que promove mudanças na estrutura administrativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
O texto prevê ajustes no efetivo e na organização das unidades, além da criação de órgãos como Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Controladoria Interna e Agência de Inteligência. Também está incluída a formação de quatro Regiões Bombeiro Militar (RBMs) e a instalação de um Batalhão de Busca e Salvamento especializado em ocorrências complexas e aquáticas.
Outro ponto é a autorização para que municípios arrecadem taxas de prevenção contra sinistros, com repasse integral ao CBMSC. Já no quadro de pessoal, a proposta prevê, até 2026, a redução de 43 vagas de oficiais, 20 de cadetes e 429 de praças — o equivalente a 10,44% das vagas atuais.
O relator, deputado Pepê Collaço (PP), considerou o projeto constitucional e apresentou duas emendas sugeridas pelo Executivo: a criação da 5ª Região Bombeiro Militar, no Sul do Estado, e ajustes na distribuição de vagas. O termo “Aluno-Soldado” também será retirado das legislações em vigor.
O PLC agora segue para análise nas comissões de Finanças e Tributação, Trabalho, Administração e Serviço Público, e Segurança Pública.
Fonte: Portal Peperi
Criminoso furta bicicleta de R$ 20 mil em Itapiranga e é preso horas depois no Paraná
Vítima de acidente na BR-163 em SMO é identificada
Vereadora pede projeto para pagamento retroativo a servidores de SMO
Presidente da Câmara de Vereadores promulga programa Mais Agro em Itapiranga
Homem morre em colisão entre carro e carreta na BR-163 em SMO
Câmara aprova audiência para discutir áreas de preservação em SMO
Associação Empresarial de São João do Oeste inaugura nova sede em setembro
Desfile Cívico marca programação de 7 de Setembro em Descanso
Discussão após descoberta de mensagens antecedeu morte de jovem em SC
Suspeitos de agressão a macaco-prego em parque de SC são identificados
Operação investiga enfermeiro por suspeita de favorecer facção em Chapecó
Comitê “Por Elas” completa um ano de atuação na Comarca de Mondaí