Cena de "guerra" e "perturbadora" foi como o cabo Ronaldo Fumagalli, do Batalhão de Curitibanos, descreveu a tragédia em Petrópolis. O desastre mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no sábado, 19. O bombeiro contou sobre a pressão dos familiares sobreviventes e a dificuldade para resgatar as vítimas soterradas.
Até o momento, são cerca de 183 mortos e 83 desaparecidos. Até o Rio de Janeiro foram nove bombeiros militares catarinenses e seus cães. Fumagalli e o cachorro Hunter, já participaram de resgates no rompimento da barragem em Mariana, no deslizamento de Brumadinho e no incêndio do prédio de Segurança Pública em Porto Alegre. Mesmo com experiência, o bombeiro confessou que ficou impactado.
— A cena realmente é perturbadora, uma cena de guerra. Um morro desceu, trazendo as casas até embaixo e é uma cena bem complicada. Mesmo já tendo participado de outras ocorrências a gente fica impactado. Tem um número de vítimas muito alto — contou o bombeiro.
Segundo o cabo, a ocorrência é complexa em função das chuvas que podem causar novos deslizamentos, dos escombros e da lama. Ele conta que os familiares que sobreviveram muitas vezes acompanham de perto a operação e pressionam pelo resgate. Conforme o bombeiro, a localização de um corpo pode ser identificada, mas a retirada é mais complicada.
— No domingo, um homem estava nervoso, procurava pelo filho pequeno e a sogra. O cão localizou as vítimas e encontramos filho e a sogra soterrados abraçados — fala Fumagalli.
O bombeiro havia acabado de sair da chamada área "quente" região onde aconteceu o deslizamento e existem riscos. Ele conta que após passarem o dia tentando resgatar uma vítima, tiveram que sair em função da chuva.
— É bem complexo, hoje [segunda] a gente trabalhou a tarde toda, o cão indicou onde estava a vítima e a gente não conseguiu chegar lá, por causa da instabilidade do terreno, a chuva que começou. A gente depende de maquinário, e vamos bem na boa, pra não ferir a vítima que tá ali soterrada — explica.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado