O governo federal decidiu ampliar o prazo para implementação da nova biometria vinculada à Carteira de Identidade Nacional (CIN), que será utilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e em programas sociais. A mudança foi oficializada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Com a alteração, a exigência da nova identidade como base obrigatória para cadastros de benefícios passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2027, permitindo um período maior de adaptação dos sistemas públicos.
Na prática, pessoas que já possuem biometria cadastrada em bases oficiais poderão continuar utilizando esses registros por mais tempo. Dados biométricos vinculados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Polícia Federal continuarão sendo aceitos até o fim de 2027, desde que tenham sido coletados até 31 de dezembro de 2026.
Conforme a Portaria SGD/MGI nº 2.907, a regra será aplicada para processos de concessão, renovação e manutenção de benefícios do INSS, além de programas assistenciais.
O que muda para aposentados e pensionistas
A principal mudança é que, futuramente, a biometria vinculada à nova Carteira de Identidade Nacional será o padrão oficial de identificação nos serviços públicos brasileiros.
No entanto, a migração ocorrerá de forma gradual. Quem já possui cadastro biométrico em outros sistemas oficiais não precisa atualizar os dados imediatamente.
O objetivo do governo é unificar as informações em uma única base nacional, utilizando o CPF como número único de identificação, com mecanismos mais modernos para validação biométrica e redução de fraudes.
Motivo do adiamento
Segundo o governo federal, a ampliação do prazo foi adotada para permitir a integração adequada entre os sistemas públicos, evitando falhas no atendimento e possíveis dificuldades para milhões de brasileiros acessarem aposentadorias, pensões e demais benefícios sociais durante a fase de transição.
2º Fórum de Liderança Industrial reúne empresários de renome nacional em São Miguel do Oeste
Itapiranga sedia 61º encontro regional da liga de corais do Extremo Oeste
CDL Jovem de SMO mobiliza empresas para o Dia Livre de Impostos
“Quem quer a verdade não teme”, diz Daniela Reinehr ao defender Flávio Bolsonaro
Biometria do INSS será obrigatória, mas governo amplia prazo para adaptação
Homem é preso por estupro de vulnerável contra a própria neta em São Lourenço do Oeste
Universidade Gratuita promove ações de orientação em escolas de São Miguel do Oeste
Santa Catarina voltará a ter lombadas eletrônicas nas rodovias estaduais
Conexão Itapiranga terá especialistas em seis temas para empreendedores
Turismo regional ganha destaque no 6º Seminário da Ameosc em São Miguel do Oeste
Motocicleta é furtada no centro de São Miguel do Oeste
Maioria da bancada de SC na Câmara dos Deputados tentará reeleição em 2026